menu.jpg



 Pr�ximos eventos:

11/10 - Papos de Professor (ver)
 
08/11 - Papos de Professor (ver)
 

  Andreas Vesalius  Faculdade de Medicina da Bahia



DIVERSIDADES DE FONTES HISTÓRICAS: SELOS

Visualizar a história a partir de diversos pontos de vista não é mais novidade. Cada vez mais é dada atenção para materiais, documentos e experiências que antes não eram reconhecidas como portadoras de memória.

Os selos enquadram-se nessa nova visão, sendo considerados como fonte histórica. Esse material permite questionar e entender, a partir da data e do país onde foram produzidos, por exemplo, o que acontecia na época da sua emissão, além de mostrar que, muitas vezes, um mesmo acontecimento podia receber um destaque diferente, conforme cada sociedade e cada contexto histórico.


Faculdade de Medicina RJ    Homem Vitruviano (Japão)


HISTÓRIA DO SELO

A Filatelia é o estudo e o conjunto de atividades que dizem respeito à emissão, promoção, comercialização e colecionismo de selos e de outros valores filatélicos, como carimbos, estampilhas, sinetes, entre outros.

Penny BlackO primeiro selo do mundo, conhecido como “Penny Black”, surgiu na Inglaterra em 1840. Recebeu esse nome por ser um selo preto, valendo 1 penny, na época, a menor fração da Libra, o dinheiro inglês e trazia impressa a efígie da Rainha Victória, quando jovem. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário.

Existe uma divergência de opinião a respeito do segundo país a emitir o selo postal. A questão reside no fato da Suíça, em maio de 1843, ter emitido selos apenas de circulação interna, o que poderia ser chamado de selos locais, e o Brasil, no mesmo ano, porém no mês de agosto, lançar selos para uso em todo território nacional e para o envio de correspondências ao exterior.
A série "Olho-de-boi" foi o primeiro selo emitido no Brasil. Seguiram-se os selos conhecidos como "Inclinados" (1844), "Olhos-de-cabra" (1850) e os "Olhos-de-gato" (1854).

Brasil



A MEDICINA ATRAVÉS DOS SELOS

Selo sobre cirurgia




A exposição de curta duração "A Medicina através dos selos" retrata exatamente a importância dada ao longo dos tempos a personalidades e fatos históricos relacionadas à Medicina. Conheça esta História.













A Medicina através dos selos
A Medicina através dos selos

 


Espanhol Inglês  Visitações de terça a sexta-feira das 11h às 19h - Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. Durante o hor�rio de verão abre e fecha 1 hora mais tarde.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player