menu.jpg


Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) 

Foi um longo, intenso e árduo movimento de classe que permitiu, no dia 20 de maio de 1931, a criação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em Porto Alegre. Esta entidade de classe, que hoje congrega mais de 13 mil profissionais em todo o Estado, surgiu como uma reação a um conceito vigente nas primeiras décadas do século XX que se chamava "liberdade profissional", uma concessão da lei da época que permitia a prática da Medicina por pessoas que não tinham estudo acadêmico e nem mesmo uma formação técnica adequada.


O combate à "liberdade profissional", pressionou os poderes públicos e os médicos conseguiram, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, a aprovação da lei da regulamentação do exercício da Medicina (Decreto 20.931 de 11 de janeiro de 1932).  A edição desta lei foi a primeira grande vitória sobre o exercício ilegal da Medicina.


Nestas mais de oito décadas de trabalho e dedicação à causa médica, o Simers empreendeu inúmeras outras lutas e passou a receber da sociedade gaúcha e brasileira respeito e admiração. Hoje, mais que um Sindicato, o Simers é modelo de instituição moderna, sincronizada com seu tempo, voltada não apenas para os interesses classistas, mas para as causas sociais da atualidade, propondo políticas públicas que permitam a valorização profissional e, ao mesmo tempo, a saúde da população gaúcha e brasileira.


É nesse contexto que o Simers instituiu oficialmente, em 2006, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, que a partir de 18 de outubro de 2007, passou a funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa (av. Independência, 270), em Porto Alegre.

Conheça a Exposição Virtual: http://www.muhm.org.br/sindicalismo

 


Espanhol Inglês  Visitações de terça a sexta-feira das 11h às 19h - Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. Durante o hor�rio de verão abre e fecha 1 hora mais tarde.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player