menu.jpg

07/07/2008 | Versão para Impressão

Ciclo apresenta o museu como lugar para ver, ler e aprender

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) dá continuidade na próxima quinta-feira (10) ao ciclo Museus e Educação, dentro do seu evento semanal Quintas no Museu. O tema desta semana é “Museu: lugar para ver, ler e aprender” e será apresentado por Margarita Kremer. A palestrante é Artista Plástica e atual como professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS e consultora para projetos culturais com grandes públicos. Em 2007 foi coordenadora das ações educativas da exposição “No Ar, 50 anos da Comunicação”, do Grupo RBS. Atuou também como Coordenadora Pedagógica das ações educativas do Projeto Êxodos do Fotografo Sebastião Salgado em 2000 e da I, II, III Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Participou do Seminário Internacional sobre Ação Educativa em Instituições Culturais no Itaú Cultural.

O primeiro encontro aconteceu no dia 26, com a museóloga Valéria Abdalla, professora do curso de Museologia da UFRGS. O segundo dia, com a bióloga e museóloga Maria Cristina Pons da Silva, abordou a educação não formal. O ciclo segue até o dia 24 de julho, e vai trazer, semanalmente, profissionais para debater e apresentar trabalhos sobre o papel dos museus no processo educativo. Para as semanas seguintes estão confirmadas Naira Vasconcellos e Maria Cristina Leitzke.

O Quintas no Museu é um evento gratuito e aberto à comunidade para conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. Os encontros acontecem às 18 horas no hall do museu e fazem parte da programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino.
Serviço:

CICLO MUSEUS E EDUCAÇÃO: 26 de junho a 24 de julho de 2008
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras: 18h
Tema de 10/07/2008: Museu: lugar para ver, ler e aprender
Convidada: Margarita Kremer, Artista Plástica e professora do IA/UFRGS
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm)
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre  
Entrada: gratuita
Apoio: Sindicato Médico do RS (Simers)
Mais informações: (51) 3029-2900 – www.muhm.org.br

Programação completa (baixe aqui o cartaz e divulgue)

26.6 - Educação em Museus
Valéria Abdalla - museóloga e professora do curso de Museologia da UFRGS.

03.7 - O Museu como espaço de educação não formal
Maria Cristina Pons da Silva - museóloga e bióloga, formada pela PUCRS, onde também concluiu o mestrado em Biociências (Zoologia). Doutora em Ciências (Biologia Animal) pela UFRGS, com experiência em documentação e conservação de coleções zoológicas, docência, elaboração e coordenação de projetos museológicos.

10.7 - Museu: lugar para ver, ler e aprender
Margarita Kremer - artista plástica, atualmente é professora e pesquisadora em Artes no IA/UFRGS e consultora para projetos culturais com grandes públicos. Em 2007 foi coordenadora das ações educativas da exposição No Ar, 50 anos da Comunicação do Grupo RBS. Atuou também como coordenadora pedagógica das ações educativas do Projeto Êxodos do Fotografo Sebastião Salgado em 2000 e da I, II, III Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Participou do Seminário Internacional sobre Ação Educativa em Instituições Culturais no Itaú Cultural.

17.7- O Museu e a construção do conhecimento: a ação educativa nos espaços museológicos
Naira Vasconcellos - Mestre em Estudos Latino-Americanos Vanderbilt University/USA, professora do curso de História ULBRA, historiógrafa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

24.7 - Museus: desafios para a percepção
Maria Cristina Leitzke - Graduada em História, pós-graduada em Educação, com especialização em educação e sociedade. Pós-graduada em Artes, com especialização em patrimônio cultural. Atua junto a Museus, desde 1993, com ênfase em ações educativas e culturais. Atualmente é coordenadora de projetos educativos e culturais no Museu da UFRGS.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player