menu.jpg

16/03/2009 | Versão para Impressão

Quintas no Museu: Ciclo Porto Alegre e seus Hospitais aborda Moinhos de Vento

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) traz, na próxima quinta-feira (19), dentro do ciclo de palestras “Porto Alegre e seus Hospitais”, a historiadora Elizabeth Torresini, do Hospital Moinhos de Vento. A iniciativa integra o projeto Quintas no Museu, que acontece todas as quintas-feiras às 18 horas na Sala Rita Lobato do MUHM (av. Independência, 270, prédio histórico da Beneficência Portuguesa).

O projeto traz palestrantes que apresentam temas ligados à história da medicina e da saúde, exceto na primeira quinta-feira do mês, dedicada a saraus líricos. O primeiro ciclo deste ano, “Porto Alegre e seus Hospitais”, comemora o aniversário da Capital e familiariza a comunidade com a mostra que inaugura no dia 27 de março: “Espaços de Saúde e Memória: Hospitais Históricos de Porto Alegre”.

De acordo com o diretor do MUHM, o historiador Éverton Quevedo, o projeto Quintas no Museu vai apostar, neste ano, na realização de ciclos. “Esperamos come esta atividade contribuir tanto com a comunidade quanto com o público acadêmico que necessita de formação complementar”, explica o diretor. Os ciclos previstos para 2009 preveem, ainda, temas como museus e turismo, pesquisa em medicina saúde, cinema e literatura – relacionando obras à medicina. O MUHM fornecerá certificados de participação àqueles que tiverem 75% de presença nos ciclos, auxiliando os alunos que precisam participar de cursos, encontros e palestras para completar a sua carga horária nos cursos superiores.

Palestra
O título da palestra desta quinta-feira é "Hospital Moinhos de Vento: história institucional e pesquisa histórica (1927-2009)", e será proferida pela historiadora Elizabeth Torresini. Licenciada em História e Especialista em História da Cultura Brasileira, Mestre em História da Cultura Brasileira, sempre pela PUCRS, é Doutora em História do Brasil pela UFRGS. A palestrante é professora universitária de História e atua principalmente na área de Metodologia do Ensino e Metodologia da Pesquisa, tendo desenvolvido projetos junto aos estudantes do Curso de História, Comunicação e Ciências Socias (PUCRS) e professora dos Cursos de Pós-Graduação (lato senso) da FAPA-RS. Foi pesquisadora da exposição "Diaconisas Diretoras do Hospital Moinhos de Vento: 1927-1987" e curadora da exposição Hospital Moinhos de Vento: 80 anos com Porto Alegre", ambas de 2007.


Porto Alegre
Durante os meses de março e abril, cada quinta-feira do ciclo “Porto Alegre e seus Hospitais” será dedicada a uma instituição participante da mostra “Espaços de Saúde e Memória”, que inaugura dia 27 de março, às 18 horas, e apresentará objetos, fotos e textos de seis hospitais que, além de serem os mais antigos da cidade, possuem um trabalho de preservação da memória institucional.

Na última semana já foi apresentado o trabalho do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa. Nesta semana (19) a palestra fica a cargo do hospital Moinhos de Vento, seguida por Sanatório Partenon, dia 26, uma palestra especial sobre o Patrimônio Cultural da Saúde em Porto Alegre, dia 09, Beneficência Portuguesa, dia 16, Parque Belém, dia 23, e São Pedro, dia 30, encerrando o ciclo.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player