menu.jpg

13/05/2009 | Versão para Impressão

Ciclo Museus e Turismo no Quintas no Museu traz historiador Benito Schmidt

Quintas no MuseuO Quintas no Museu da próxima quinta-feira (14) dá início ao ciclo Museus e Turismo e traz o historiador Benito Bisso Schmidt, diretor do Memorial da Justiça do Trabalho do RS para falar sobre o Corredor Cultural Bom Fim, mais novo roteiro turístico e cultural de Porto Alegre. A programação está integrada também na Semana Nacional de Museus que acontece de 17 a 23 de maio em todo o Brasil. Benito Bisso Schmidt é também professor do Departamento e do PPG em História da UFRGS, graduado e Mestre em História pela UFRGS e Doutor em História pela UNICAMP.

De maio a junho serão abordados diferentes tipos de roteiros culturais e de estratégias turísticas de museus que atuam em diferentes segmentos, como memoriais e ecomuseus. A primeira palestra abordará a organização de museus em torno de um mesmo objetivo, como aconteceu com o Corredor Cultural Bom Fim, lançado no final de abril último com feira do livro e atrações culturais no estacionamento do Memorial da Justiça do Trabalho.

O Corredor Cultural envolve 20 instituições entre museus, centros culturais e livrarias, e tem como objetivo integrar essas instituições promovendo atividades comuns e dar maior visibilidade a estas ações. Um dos resultados foi o lançamento do Mapa do Corredor, que ajuda o turista a percorrer e encontrar informações sobre a vida cultural do bairro.

O projeto Quintas no Museu se consolidou no ano passado e voltou em 2009 enriquecido, apostando em Saraus Líricos mensais e em ciclos de palestras, que foram sucesso de público, fornecendo certificados de participação e aproveitando melhor a Sala Rita Lobato. O primeiro ciclo aconteceu de março a abril e abordou os Hospitais Históricos de Porto Alegre.


Programa de Maio e Junho do Quintas no Museu


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player