menu.jpg

22/07/2009 | Versão para Impressão

MUHM inaugura exposio "As Faces da Sade"

As Faces da SaúdeA exposição “As Faces da Saúde”, que inaugura no dia 09 de julho às 18 horas no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) é o resultado do 1º Prêmio MUHM de Fotografia, concurso nacional promovido pelo museu e por seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). A iniciativa premia fotógrafos profissionais e amadores com registros sobre hospitais, centros e postos de saúde, atendimento médico, pacientes, entre outros, de todo o Brasil. A mostra inaugura na Sala Rita Lobato do MUHM, e vai mostrar os dez primeiros trabalhos colocados em cada categoria, com destaque para os três primeiros, que também recebem prêmios em dinheiro. A fotografia também é o mote do ciclo de palestras que inicia na semana seguinte à inauguração, com abordagens sobre a foto do ponto de vista histórico, museológico e documental. Os nomes dos fotógrafos e dos trabalhos vencedores estão disponíveis no site www.muhm.org.br, mas as imagens serão conhecidas pelo público somente a partir do dia da inauguração.

Participantes de todo o Brasil
A ampla participação de fotógrafos profissionais de outros estados foi destacada pelo diretor do MUHM, o historiador Éverton Quevedo. De acordo com ele, o objetivo do concurso foi o de instigar, a partir da fotografia, reflexões sobre a saúde, do ponto de vista da universalidade do acesso, em todo o país. O incentivo deu certo: na categoria profissional, nove dos dez premiados são de outros estados. “O fato do prêmio ser nacional também foi decorrente de um projeto de uma rede nacional de Museus de História da Medicina que o MUHM está capitaneando”, acrescenta o historiador, em referência ao projeto da também historiadora Juliane Serres, diretora de projetos do museu. Na categoria amador os fotógrafos de Porto Alegre foram maioria. No total, foram 63 inscritos, que podiam enviar até cinco trabalhos para concorrer ao prêmio.

Comissão Julgadora
Os trabalhos foram julgados por integrantes do MUHM, de seu mantenedor, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, e pelos fotógrafos Luiz Eduardo Achutti, Rogério Amaral Ribeiro e Felipe Henrique Gavioli.

O MUHM fica na avenida Independência, 270 - prédio histórico da Beneficência Portuguesa, no Centro de Porto Alegre. O horário de visitação do museu é de terças a sextas-feiras das 11h às 19h, sábados, domingos e feriados das 14h às 19h e a entrada é gratuita. Agendamentos de escolas e grupos podem ser feitos pelo fone (51) 3029-2900 ou pelo e-mail educativo.museu@simers.org.br.

As Faces da Saúde 



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player