menu.jpg

08/10/2010 | Versão para Impressão

Sarau Lrico de Outubro

 


Nelly Baldauf

Na primeira quinta-feira de outubro (dia 07) o MUHM recebe a soprano Nelly Baldauf, e, ao piano, Silvio Correa e Alexandre Constantino. Participação do tenor Rodrigo Cadorin.
Os músicos irão interpretar obras de Schubert, Schumann, Verdi, Wagner, Catalani e Francesco Cilea. Os comentários são feitos pelo médico Aury Hilário, responsável pela Agenda Lírica de Porto Alegre. Atualmente os saraus entraram nos eventos do projeto Música no Museu, que envolve diversos museus do país.

Os Saraus Líricos fazem parte do projeto Quintas no Museu e tem o apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical e do mantenedor do MUHM o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.


ReflorescerCampanha



Nesta edição o museu solicita que o público que contribua para a campanha de arrecadação de alimentos da Associação Saúde Criança Reflorescer, que distribuirá em forma de cesta básica diretamente às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.

Os alimentos que têm maior demanda são:

- feijão
- açúcar
- óleo
- massa
- farinha de trigo
- farinha de milho
- leite integral

Os eventos acontecem na 1ª quinta-feira de cada mês às 18h30min na sala Rita Lobato do MUHM, que fica na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre (Prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa). A entrada é gratuita e há estacionamentos próximos ao local. Mais informações pelo fone (51) 3029-2900.

Programa


http://www.scribd.com/doc/38960250/programa-07outubroOFICIAL



Currículos

Nelly Baldauf, soprano

Iniciou o estudo de canto orientada por Mercedes Llopart, quando residia em Milão. Retornando a Porto Alegre cursou a escola do Prof. José Dantas Pimentel. Prosseguiu seus estudos com a Profª. Dora Sudbrack, com quem fez aperfeiçoamento em canto lírico.

Concomitantemente, recebeu orientação do Maestro Frederico Gerling Junior, participando da apresentação do Stabat Mater do referido regente. Em 1985 entreou na OSPA com a Viúva Alegre e foi avaliada pela crítica: “tem um belíssimo alcance vocal, embora pareça ser sua voz mais adequada a papéis dramáticos”. Participou de concertos líricos com a OSPA e dos 1º, 2º e 3º Festival de Inverno da Sogipa.Em julho de 1986 apresentou-se em La Traviata, como Violeta e em outubro como Santuzza em Cavalleria Rusticana, sob a regência do Maestro Túlio Belardi. Em 1990 realizou curso de aperfeiçoamento, em Milão, com a renomada soprano Floriana Cavalli. Participou de concertos no Teatro da OSPA em 1988 e no Auditório da Assembléia Legislativa em 2002. Participou dos Concertos Natal Luz e Gramado Aleluia, de 1999 a 2004. Tem-se apresentado em recitais em várias salas de concerto.


Silvio Corrêa, pianista

Bacharel em Piano pelo Instituto de Belas Artes da UFRGS e em Ciências Jurídicas e Sociais pela UniRitter.Há mais de 25 anos tem atuado ao lado de cantores líricos e instrumentistas. Alguns nomes famosos do cenário lírico gaúcho já estiveram sob sua orientação, tais como: Fernando Elsner, Vera Campos, Nelly Baldauf, Daniel Soruco, Luiz E.Degrazzia, Eduardo Bighelini, Rodrigo Cadorin, Nelton Brasil, Giancarlo Barbieri, Gladys Gonçalves, Marga Alvarez, Jeanette Urtassun, Roger Scarton, Giovana Sartori, entre outros.


É reconhecido por seu refinamento quer como pianista solista ou como repassador. Em sua formação de Piano destaca-se o Prof. Hubertus Hoffmann e em Canto os Profs. Fernando Bertaso Ribeiro, Norma Fabel e a renomada soprano italiana em Milão Floriana Cavalli.




Alexandre ConstantinoAlexandre Nogueira de Castro Constantino

Nascido em Santiago, Rio Grande do Sul. Iniciou os estudos de piano com Carolina Beatriz Azambuja Arnt no Instituto de Artes da UFRGS, onde conclui o Curso de Bacharelado em Piano. Após seleção no Concurso “Jovens Solistas” da OSPA, executou, na regência de Arlindo Teixeira, o Concerto para piano e orquestra K 491, de Mozart, e, na regência de Hans Ghünter Naumann, solista do Concerto para piano e orquestra K 107, de Mozart, com a Orquestra Jovem de Ivoti.


Possui extensa atividade em especializações e dedicou-se à música de câmara e recitais de canto apresentações no Teatro Renascença; Salão Mourisco; Grupo Frotan, no Teatro São Pedro; e recitais da Escola de Ópera da OSPA. Atuou nos “Concertos Líricos de Páscoa” e “Natal Luz” em Gramado. Em 2006, sob a regência do Frei Leonardo Khun, atuou na execução da Cantata n° 129 de J. S. Bach, Centro Universitário La Salle; no “Regina coeli”, de Mozart, em Porto Alegre, regência de Elenara Nunes; em 2009, na série “Concertos de Natal”, do Coral de Canoas; e, com o “Coral da Sogipa”, na regência de Ronel A. Rosa, na “Cantata da Amabilidade do Mundo”, de Carl Orff, no Instituto Göethe de Porto Alegre. Em 2008, participou do curso de piano e música de câmara da “piano-academy”, da cidade de Konz, Alemanha, com Paul Trein, e Jean Louis Mansart, da “Ecole Normale de Musique de Paris”.Integra o conselho do Projeto Cultural Música Erudita e Turismo, em Garibaldi.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player