menu.jpg

11/07/2011 | Versão para Impressão

Msica renascentista encanta pblico em sarau com quarteto vocal Anonymmi Quattuor

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul promoveu no Quintas no Museu de julho (dia 07) seu Sarau Lírico mensal com o quarteto vocal Anonymmi Quattuor, composto por Úrsula Collischon – Soprano, Letícia Grützmann – Contralto, Lucas Alves – Tenor e Vicente Casanova – Barítono e Diretor Artístico. Coordenação geral do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. 

Os saraus acontecem tradicionalmente na 1ª quinta-feira de cada mês na Sala Rita Lobato do MUHM - av. Independência, 270 - Centro Histórico de Porto Alegre, fone (51) 3029-2900, sempre às 18h30min dentro do projeto Quintas no Museu. A próxima edição será dia 04 de agosto.

Facebook Veja como foi o evento em nosso Facebook
 

A entrada é sempre gratuita, mas o museu convida aos que puderem participar da campanha de arrecadação de alimentos da Associação Saúde Criança, que levem suas contribuições no dia do evento (ou também após, para os que esquecerem, ou a qualquer momento que desejarem). Os alimentos que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.



Fotos: Helene Biehl

PROGRAMA

Primeiro bloco:
1. MATEO FLECHA (1481-1553) – TERESICA HERMANA
2. JUAN del ENZINA (1469-1529) – SI HABRÁ EM ESTE BALDRÉS
3. MATEO ROMERO CAPITÁN (1575-1647) – ENTRE DOS MANSOS ARROYOS

Segundo bloco:
4. HANS LEO HASSLER (1564-1612) – DIXIT MARIA AD ANGELUM
5. GIOVANNI P. da PALESTRINA (1525-1594) – SICUT CERVUS
6. TOMÁS LUÍS DE VICTORIA (1548-1611) – O MAGNUM MYSTERIUM

Terceiro bloco:
7. THOINOT ARBEAU (1519-1595) – BELLE QUI TIENS MA VIE
8. PIERRE PASSEREAU (1509-1547) – IL ESTE BEL EST BON
9. PIERRE CERTON (1510-1572) – LA, LA, LA, JE NE L’OSE DIRE


Anonymmi Quattuor – Música Vocal Renascentista

Histórico
O quarteto vocal Anonymmi Quattuor, formado no início de 2009, na cidade de Porto Alegre, RS, é um grupo dedicado à pesquisa e interpretação da música histórica, especializado na execução do repertório vocal da Renascença, mais especificamente. Contava inicialmente com um grupo inteiramente masculino, tornando-se um grupo misto no ano de 2010. Com a primeira formação masculina, abriu o Congresso de História Medieval, na UFRGS, interpretando obras do Libre Vermell de Montserrat, datado de 1399, com canções do final da Idade Média em louvor à virgem Maria. Realizou concerto de posse da presidência da FERGS, Federação Espírita do Rio Grande do Sul, realizado na SBEBM, Sociedade Espírita Bezerra de Menezes, em Porto Alegre, interpretando obras vocais renascentistas de Orlando di Lasso, Giovanni da Palestrina, Tomás L. de Victoria, Mateo Fletxcha, Juan del Enzina, Josquin Despréz, entre outros. No mesmo ano apresentou-se na Capela da Comunidade Concórdia, na capital, executando um programa educativo, com execução de música vocal e informações acerca dos compositores e seus períodos históricos. No ano de 2010, já com a formação mista, realizou concerto dedicado aos compositores expoentes da Renascença, no Teatro de Arena, em Porto Alegre, contando com ampla divulgação em jornais (Zero Hora, Correio do Povo) e mídias eletrônicas (blogs e sites dedicados à cultura). Na Igreja da Paz, sediada na capital, realizou concerto de Natal com obras pertencentes ao repertório renascentista espanhol, com compositores catalães da Renascença. O ano de 2011 contou com a presença do Anonymmi Quattuor no Sarau do IA, Instituto de Artes da UFRGS, no Auditório Tasso Corrêa, com repertório sacro da renascença (Hans Leo Hassler, Josquin Despréz, Palestrina e Victoria).

Componentes:
Úrsula Collischon – Soprano
Letícia Grützmann – Contralto
Lucas Alves – Tenor
Vicente Casanova – Barítono / Direção Artística



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player