menu.jpg

18/08/2011 | Versão para Impressão

MED & CINE abordou sistemas pblicos de sade

O Museu de História da Medicina e o Núcleo Acadêmico SIMERS promoveram nesta quinta-feira 11 de agosto mais uma sessão de cinema com palestra científica sobre o tema do filme. A quarta edição do MED&Cine exibiu "Invasões Bárbaras" (2003) e por isso o debate após o filme foi a saúde e sistemas públicos. O evento - que oferece pipoca e refrigerante - ocorre sempre na Sala Rita Lobato do MUHM (av. Independência, 270) e integra o projeto Quintas no Museu. Próxima edição será dia 15 de setembro com o filme "Quase Deuses".

 Veja como foi.



O mestre e doutorando em História pela UFRGS Rafael Hansen Quinsani começou o evento com um breve comentário sobre o filme. O pesquisador trabalha com o cinema e as influências na história como ciência e seus paradigmas. O historiador Rafael Quinsani fez uma introdução sobre o filme "O Declínio do Império Americano", antecessor do exibido hoje, e sobre as invasões bárbaras cotidianas, fronteiras e a concepção do que é considerado invasão mesmo sendo interno, traçando um paralelo com acontecimentos recentes como os protestos na Inglaterra e Chile, além de situar o público quanto ao sistema de saúde retratado no filme, que mostra o Canadá.



Depois da exibição a professora Maria Eugênia Bresolin Pinto aprofundou o tema com a palestra "O Sistema Público de Saúde". A professora da UFCSPA é formada pela PUCRS e possui mestrado em Epidemiologia pela PUCRS, e atua principalmente em Medicina de Família e Comunidade e Medicina do Esporte. 

Em sua fala a professora fez um paralelo entre os sistemas de saúde brasileiro e canadense, SUS e Medicare. Foram apresentados os Cinco Princípios do Medicare: integralidade, universalidade, acessibilidade, portabilidade e admistração pública. Segundo a médica, há o médico de família e também o especialista, mas as pessoas consultam o primeiro antes. A principal diferença está conscientização da população sobre o papel de cada um para a melhora do sistema Medicare: cada um entende como seu e coopera, além de cobrar. 






As palestras estarão disponíveis no Canal do MUHM no YouTube www.youtube.com/muhmrs, além do site do museu.


 

As inscrições para o MED&CINE são gratuitas e podem no local ou antecipadas pelo site www.nucleoacademico.org.br. O Museu convida a comunidade a contribuir com um ingresso solidário. As arrecadações serão revertidas para a Casa de Acolhida Só Bebê, que tem preferência por fraldas, roupinhas e alimentos.

A programação de 2011 prevê ainda a edição que encerra o ano, que será com o filme “Quase Deuses”, dia 15 de setembro. "O Jardineiro Fiel", "Mar Adentro" e "Filadélfia", foram os outros exibidos. Em 2012 serão exibidos mais 5 filmes do gênero.

 

 



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player