menu.jpg

25/10/2011 | Versão para Impressão

Saraus Lricos na Sala Rita Lobato

A próxima edição do Sarau Lírico do MUHM será no dia 03 de novembro com o tenor Juremir Vieira e a pianista Hingrid Kujavinski. A edição de 06 de outubro foi com o barítono Sérgio dos Santos acompanhado pelo pianista Sérgio Sisto. Participação especial do baixo Lucas Nogueira. Os saraus acontecem tradicionalmente na 1ª quinta-feira de cada mês, sempre às 18h30min dentro do projeto Quintas no Museu.  


Clique na foto para ver mais (também em nosso perfil no Facebook)

A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. A entrada é sempre gratuita, mas o museu convida aos que puderem participar da campanha de arrecadação de alimentos da Associação Saúde Criança, que levem suas contribuições no dia do evento (ou também após, para os que esquecerem, ou a qualquer momento que desejarem). Os alimentos que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.


SÉRGIO DOS SANTOS Barítono SÉRGIO SISTO Pianista
Participação especial de LUCAS NOGUEIRA Baixo

Ich liebe dich L.V.Beethoven
Trovas A .Nepomuceno
Lundu da Marquesa dos Santos H.Villa-Lobos

Aprés un rève G.Faurè
Non t'amo più F.P.Tosti
L'ultima canzone F.P.Tosti

Suoni la tromba (I Puritani) V.Bellini
Sospettano di me (Lo Schiavo) A.C.Gomes
Cruda funesta smania (L.Lammermoor) G. Donizetti


Sérgio dos Santos - Currículo 



Natural de Porto Alegre, Sergio dos Santos é Bacharel em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Canto pela mesma instituição. Iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade no Coral da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) logo após, ingressou na escola de música da mesma instituição passando a estudar com Lory Keller. Estreou no cenário operístico no rol de Conde Robinson e desde então vem se apresentando nos grandes centros musicais do país tais como, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Florianópolis entre outros. Tem se  destacado também em concursos: três vezes vencedor do concurso Jovens Solistas  promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em Porto Alegre, vencedor dos concursos La Traviata, Carmen e Elisir d’Amor em Florianópolis, 30 lugar e melhor intérprete de Carlos Gomes (Prêmio Baritono Fernando Teixeira), Concurso Carlos Gomes (RJ), prêmio Melhor intérprete das canções de Paolo Tosti no Concurso de canto Neide Thomas (Pr) e semi finalista do Concurso Internacional Thomaz Alcaide (Estremoz-Portugal). Fez máster class  com Illeana Cotrubas, Fedora Barbieri, Rita Contino, Maria Venutti e Stephen Smith da Juliard University, EUA. Participou do curso de aperfeiçoamento Tela Lírica (2009/10), convênio firmado com o Conservatório Antonio Buzzolla (Adria-It) e teatro Guaíra, com Luisa Gianinni e Alessandro Sangiorgi.
Em seu repertório constam as seguintes óperas: Il Matrimonio Secreto – Conde Robinson (D.Cimmarosa), Cosi Fan Tutte-Don Alfonso (W.A.Mozart), Il Guarany-Gonzales (A.C.Gomes), Porgy and Bess-Jake (G.Gershwin), Cavalleria Rusticana-Alfio P.Mascagni), Carmen-Escamillo (G.Bizet), La Traviata-Germont (G.Verdi), Elisir d’Amore-Belcore (G.Donzetti), Gianni Schicchi- Schicchi ( G.Puccini). Oratórios e Missas: Réquiems de Maurice Duruflè, Mozart, Fauré, Missa Solene de Santa Cecilia (C.Gounod) Te Deum De Zoltan kodáli, Oratório de Natal (Camile Saint Säens), The Messiah(G.F.Haendel), Veapeare Solemnes de Confessore (W.A.Mozart).





Sérgio Sisto - Currículo



Natural de Porto Alegre, Sergio Sisto aos 12 anos recebeu bolsa de estudos como violista na Universidade Estadual de Maringá – PR. Seguiu sua formação musical em Porto Alegre, na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA com sua mestre no canto, Lory Keller. A partir dos 15 anos foi vencedor do “Concurso Jovens Solistas da OSPA” durante 5 anos consecutivos, da série “Concertos para a Juventude” e diversas produções e temporadas oficiais sob a regência de maestros como Túlio Belardi, Diego Pacheco e Arlindo Teixeira. Atuou no Teatro Guaira em Curitiba, Sala Martins Pena em Brasília, Teatro Amazonas em Manaus e Teatro Solis Montevidéu com a Orquestra Sinfônica Municipal.
Em 1988, a convite da United States Information Agency, foi aos Estados Unidos representando o Brasil como Jovem Adido Cultural. De volta ao Brasil, estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB, na cantata “Die Zauber Hirsche". Trabalhou como assistente na preparação de óperas e concertos em produções do “Ópera Brasil”, com Isaac Karabtchevsky, Sílvio Barbato e Eugene Khon.
Sisto contracenou com nomes famosos do canto lírico, dentre eles: Plácido Domingo, Fiorenza Cossoto, Carlo Begonzi, Aprille Millo, Giuseppe Giacomini, Justino Diaz e Llone Tokody.
Em 1992 foi regente da Associação Canto Coral de Florianópolis, participando na cantata “Carmina Burana” de Carl Off em conjunto com a Orquestra e Coro do Teatro Guaira em Curitiba. De 1991 a1993 atuou na temporada do Teatro Municipal de São Paulo nas óperas “Turandot”, “Aida” e “Il Campanello”, sob a regência dos maestros John Neshling, Túlio Colaccioppo e Alessandro Sangiorgio. Em 1994 voltou aos EUA para seu “Artist Diploma” na Universidade de Hardford, estreando na ópera “Lucia de Lamermoor” no Connecticut Opera. 
Sérgio Sisto é o atual Diretor Artístico da SPMM, regente do coro e orquestra, que já se tornou presença constante no calendário cultural da cidade e na região Sul do Estado. Em 2005, atuou também como Diretor Artístico do Teatro Municipal Sete de Abril. Executou como Coordenador Geral, o projeto “Música Patrimônio Vivo”, da SPMM aprovado pelo Programa Monumental e financiado pelo BIRD, através da UNESCO. Em 2007 a orquestra recebeu o prêmio FUNARTE de orquestras e desde 2010 conta com o patrocínio da Fibria-Votorantim, realizando atualmente o projeto Trilha Filarmônica, levando concertos pela Zona Sul do RS.


Leia aqui o currículo completo de Sergio Sisto



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player