menu.jpg

01/12/2011 | Versão para Impressão

Sarau Lrico de dezembro no MUHM

No dia 1º de dezembro foi realizado o tradicional Sarau Lírico do Museu de História da Medicina, atividade integrante do projeto Quintas no Museu. Os saraus acontecem sempre na 1ª quinta-feira de cada mês. A entrada é sempre gratuita, mas o museu convida a participar da campanha Saúde Criança de arrecadação de alimentos. A última edição do ano ficou a cargo da soprano Elisa Lopes e do pianista Jônatas Asafe, que interpretaram um programa de árias e canções de Schubert, Strauss, Delibes, Mignone, João Guilherme Ripper, Villa-Lobos, Bellini e Puccini. O tenor Jonathas Mathias fez uma participação especial durante o bis. É possível ver as fotos do evento no álbum do Museu no Facebook.



Veja mais fotos de como foi o evento

Ainda em dezembro, no dia 10, às 20h, o MUHM realiza juntamente com outras entidades vizinhas do museu o Natal na Praça Dom Sebastião, primeiro de uma série de concertos para a comunidade.

A coordenação dos saraus é do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Agenda Lírica, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Os alimentos a serem destinados à Associação Saúde Criança que têm maior demanda são: feijão, açúcar, óleo, massa, farinha de trigo e de milho e leite integral. A associação repassa em forma de cesta básica às famílias atendidas, que são encaminhadas pelo Hospital da Criança Conceição.

ELISA LOPES Soprano JÔNATAS ASAFE Pianista

Nacht und Träume (Franz Schubert)
Die Nacht (Richard Strauss)
Les Filles de Cadix (Leo Delibes)

Dona Janaína (Francisco Mignone)
Canção do Porto (João Guilherme Ripper) 
Evocação (Heitor Villa-Lobos) 

L'Abbandono (Vincenzo Bellini) 
Ma rendi pur contento (Vincenzo Bellini) 
Quando m'en vò (Giacomo Puccini) 



Elisa Lopes, soprano 

Natural de Porto Alegre, a soprano Elisa Lopes iniciou sua carreira artística em 2004, quando passou a integrar o Coro Sinfônico da OSPA. Participou de obras como “Estações” de Haydn, “9ª Sinfonia” de Beethoven e “Réquiem” de Verdi, entre outras. Em 2006 ingressou no Conservatório Pablo Komlós, sob a orientação do prof. Decápolis de Andrade. Já nesse primeiro ano, estreou como solista junto à OSPA na obra “Serenade to Music” de Vaughan Williams, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt. Atuou, em forma de concerto, o papel de Flora Bervoix da ópera “La Traviata” de Verdi sob a regência do maestro Túlio Belardi, também com a OSPA. No mesmo ano participou de turnê no interior do Rio Grande do Sul com a OSPA, tendo a oportunidade de se apresentar em cidades como Lajeado, Nova Prata e Erechim. Destacam-se os concertos de abertura da Feira do Livro de Porto Alegre e do Natal Luz de Gramado com repertório operístico de Mozart. Participou de diversos concertos com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Entre eles, atuou como solista na “Missa da Coroação” de W. A. Mozart, sob a regência de Manfredo Schmiedt. Ainda no final de 2006, participou de montagens da ópera “La Traviata” de G. Verdi em formato de ópera de bolso no papel de Flora e em 2007 da ópera “L’Elisir d’Amore” de G. Donizetti no papel de Gianetta. Em janeiro de 2007 e 2010, participou ativamente da Oficina de Música de Curitiba, no curso de técnica vocal e interpretação de ópera, sob a orientação de Neyde Thomas e Rio Novello. Em 2011 participou ativamente do I Festival Internacional SESC de Música, com a orientação de Lício Bruno (RJ) e Luisa Gianinni (Itália). Em 2008 deu início à graduação em música (bacharelado em canto) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da professora Caroline Abreu e Luciana Kiefer. 





Jônatas Asafe Rodrigues, pianista

Iniciou seus estudos de piano aos 9 anos de idade no Conservatório Heitor Villa Lobos, em Taquara – RS, onde formou-se nos cursos de piano e teclado. Em 2007, iniciou o curso de Bacharelado em música, com ênfase em Piano, sob a orientação do professor Dr. André Loss. Nesse mesmo ano, foi convidado para ser professor de piano na Fundação Cultural de Igrejinha – RS. Estabeleceu inúmeras parcerias musicais, tanto em Música de Câmara como em acompanhamento, entre elas: Eni Massera, João Borba, Elizier Leme, Ana Paula Schimitt. Em 2009, ensaiou com a Orquestra do Theatro São Pedro, interpretando o Concerto para piano Nº1 de Mendelssohn. Em 2010 foi convidado para lecionar piano no Curso de Extensão da UFRGS e também como pianista do coro e arranjador na Igreja Batista Central de Porto Alegre. Em 2011, foi convidado a participar da coletiva de Música Popular da UFRGS sob orientação da professora Luciana Prass, também apresentou seu recital de graduação interpretando obras de Mozart, Chopin e Strauss, esse mesmo programa foi apresentado no Festival de Música da UFSM, onde participou de masterclass com o prof. da USP Eduardo Monteiro.


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player