menu.jpg

30/04/2008 | Versão para Impressão

Quintas no Museu retorna dia 08 com a histria de um mdico-viajante italiano no RS do incio do sculo XX

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm) realiza, nas quintas-feira, às 18h, seu projeto Quintas no Museu. No dia 1º, em função do feriado, não haverá convidados, mas o evento retorna no dia 08 de maio com o bate-papo Olhares do médico-viajante italiano Giovanni Palombini no Rio Grande do Sul (1901-1914), promovido pela médica e historiadora Leonor Schwartsmann.

A convidada

Leonor Carolina Baptista Schwartsmann formou-se pela Faculdade de Medicina da UFRGS em 1981 e fez Residência em Pediatria no Hospital da Criança Santo Antônio, FFCM, período de 1982-1984. Especializou-se em Saúde Pública pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), em Porto Alegre, em 1985 e foi professora do Departamento de Medicina Social da PUCRS de 1985 a 2002. Em 2003 tornou-se Bacharel em História pela PUCRS e em 2007 recebeu o título de Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS com a dissertação sobre a qual falará neste Quintas no Museu: “Olhares do médico-viajante italiano Giovanni Palombini no Rio Grande do Sul (1901-1914)”. Desenvolve pesquisa na área de História da Medicina com publicações neste campo. Atualmente está pesquisando a atuação de médicos imigrantes no Rio Grande do Sul, no início do século 20. É casada e tem dois filhos.

A palestra 

O médico italiano Giovanni PalombiniEntre 1901 e 1914, o médico italiano Giovanni Palombini percorreu o interior do Estado do Rio Grande do Sul, após breve estadia no Estado de São Paulo. Durante esta jornada, além da prática itinerante da Medicina, escreveu um relato de viagem em que constam diversas observações oriundas desta experiência. Entre estas constam práticas de saúde, doenças, situação de saúde da população, contatos interétnicos, clima, agricultura, alimentação, costumes, vestuário, urbanismo e profissões.

O objetivo principal deste relato era fomentar a propaganda para a imigração italiana neste Estado e, para tanto, recebeu suporte do Governo Estadual.

A pesquisa desenvolvida permitiu estudar o pensamento do médico e as influências científicas que atuaram em seu exercício profissional, como a disciplina da Higiene e a ideologia positivista; obter, ainda, um maior conhecimento sobre o exercício profissional dos médicos italianos, sobre a sua contribuição para o desenvolvimento dos saberes médicos, e as condições de inserção destes médicos na sociedade gaúcha.


O Quintas no Museu é um evento gratuito e aberto à comunidade para conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. Os encontros acontecem no hall do museu e fazem parte da programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino.

Serviço:
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras: 18h
Tema de 08/05/2008: "Olhares do médico-viajante italiano Giovanni Palombini no Rio Grande do Sul (1901-1914)"
Convidada: MD. Leonor Schwartsmann
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm)
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre
Entrada: gratuita
Apoio: Simers
Mais informações: (51) 3029-2900 – www.muhm.org.br


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player