menu.jpg

23/05/2008 | Versão para Impressão

Muhm homenageia mes no Quintas no Museu com concerto de lminas e palestra dia 29

(Baixe o programa musical em PDF)

No próximo dia 29 de maio o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) realiza, dentro seu projeto Quintas no Museu, uma homenagem especial às mães em seu mês. Além do tradicional bate-papo que acontece sempre às 18 horas, o evento terá uma segunda sessão, esta musical. A Prof.ª Dr.ª Nádia Maria Weber Santos abre os trabalhos com a palestra Medicina e História Cultural: a literatura como fonte e a loucura como objeto, e, a seguir, às 20 horas, o grupo Lâminas de Porto Alegre encanta o público com um repertório que vai do clássico ao popular.  Por ser um evento especial e ter lotação limitada, pela primeira vez serão solicitadas confirmações de presença.

Nádia Maria Weber Santos é médica, psiquiatra de orientação junguiana, Mestre e Doutora em História pela UFRGS, coordenadora do Grupo de Trabalho de História Cultural da ANPUHRS, autora do livro Histórias de vidas ausentes - a tênue fronteira entre a saúde e a doença mental (editora da UPF, 2005). Atualmente é pesquisadora (FAPERGS) na Escola Superior de Teologia, desenvolvendo projeto sobre Construção de Espaços de Cidadania para a Loucura nos Municípios do Vale do Rio dos Sinos. Neste Quintas no Museu, falará sobre a temática de sua tese de doutorado: a sensibilidade sobre a loucura a partir de textos literários (a literatura como fonte histórica), no início do século XX no Brasil.

Grupo de Lâminas de Porto Alegre

Antônio Frizon, José Mário Guedes e Arno Dreyer Scherc formam o grupo Lâminas de Porto Alegre, que transforma o serrote, uma das mais antigas ferramentas de trabalho utilizadas pelo homem, em um instrumento musical capaz de alcançar notas incríveis, ao ponto de já terem serem conhecidos como donos de “serrotes celestes” e por tocar um tipo de “música que vem do céu”. Uma das lâminas usadas pelo grupo foi confeccionada especialmente para alcançar notas mais graves.

O repertório previsto para a homenagem inclui desde Beethoven e Mozart até músicas conhecidas do folclore gaúcho, como Negrinho do Pastoreio, passando por Lupicínio Rodrigues e também do folclore brasileiro e internacional. No programa do concerto estarão algumas letras de músicas que poderão ser acompanhadas pelo público.

O Quintas no Museu é um evento gratuito e aberto à comunidade para conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. Os encontros acontecem no hall do museu e fazem parte da programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino.

A edição-homenagem deste Quintas no Museu conta com o apoio do mantenedor do museu, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e da Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do RS (AAMUHM), em especial da amiga do museu Olga Schlatter.

Serviço
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras
Edição de 29/05/2008:
- 18 horas: Medicina e História Cultural: a literatura como fonte e a loucura como objeto - Prof.ª Dr.ª Nádia Maria Weber Santos
- 20 horas apresentação musical do grupo Lâminas de Porto Alegre
Confirmações: EXCEPCIONALMENTE, solicita-se confirmação pelo e-mail eventosmuseu@simers.org.br ou pelo fone (51) 3029-2900
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre  
Entrada: GRATUITA
Apoio: Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) e Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (AAMUHM)


Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player