menu.jpg

18/07/2008 | Versão para Impressão

Palestra aborda desafios da percepo e encerra Ciclo Museus e Educao no Muhm

Na próxima quinta-feira (24), acontece a última palestra do ciclo Museus e Educação do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm). O ciclo trouxe por cinco semanas consecutivas, dentro do seu evento semanal Quintas no Museu, profissionais que debateram e apresentaram trabalhos sobre o papel dos museus no processo educativo. O encerramento será com a palestra “Museus: desafios para a percepção”, ministrada por Maria Cristina Leitzke. A profissional é graduada em História, pós-graduada em Educação (especialização em educação e sociedade) e em Artes (especialização em patrimônio cultural). Atua junto a Museus, desde 1993, com ênfase em ações educativas e culturais. Atualmente é coordenadora de projetos educativos e culturais no Museu da UFRGS. O próximo ciclo, sobre Patrimônio, inicia dia 31, com o historiador Paulo Staudt Moreira apresentando o Arquivo Histórico do Estado como espaço de patrimônio e memória.

O primeiro encontro aconteceu no dia 26, com a museóloga Valéria Abdalla, professora do curso de Museologia da UFRGS. No segundo dia a bióloga e museóloga Maria Cristina Pons da Silva abordou a educação não formal, e na terceira semana a artista plástica Margarita Kremer falou sobre os museus como espaços para ler, ver e aprender. Na última edição, Naira Vasconcellos discutiu o papel do museu na construção do conhecimento: a ação educativa nos espaços museológicos.

O Quintas no Museu é um evento gratuito e aberto à comunidade para conversas sobre saúde da mulher, história da medicina, literatura e atrações musicais. Os encontros acontecem às 18 horas no hall do museu e fazem parte da programação da mostra Mulheres e Práticas de Saúde: Medicina e Fé no Universo Feminino.

Serviço:

CICLO MUSEUS E EDUCAÇÃO: de 26 de junho a 24 de julho de 2008
Quintas no Museu: todas as quintas-feiras: 18h
Tema de 24/07/2008: Museus: desafios para a percepção
Convidada: Maria Cristina Leitzke, historiadora, com especializações em Educação e Artes, coordenadora dos projetos educativos e culturais do Museu da UFRGS
Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm)
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre
Entrada: gratuita
Apoio: Sindicato Médico do RS (Simers)
Mais informações: (51) 3029-2900 – www.muhm.org.br




Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player