No aniversário de Porto Alegre o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) traz à luz a história de seis hospitais da cidade que possuem trabalhos de preservação da sua memória. Santa Casa de Misericórdia, Moinhos de Vento, Sanatório Partenon, São Pedro, Parque Belém e Beneficência Portuguesa são os hospitais que terão expostos, na Sala Rita Lobato do museu, documentos, fotos, objetos, livros e informações sobre sua história, que se confunde com a da Capital e daqueles que nasceram ou passaram por estes hospitais. Na oportunidade também será lançado o 1º Prêmio MUHM de Fotografia, que tem como tema "As Faces da Saúde". A inauguração acontece na próxima sexta-feira (27), às 18 horas, e fica aberta para visitação pública de 28 de março a 14 de junho de 2009, de terças a sextas-feiras das 11h às 19h, sábados, domingos e feriados das 14 às 19h. A entrada é gratuita. Agendamentos de grupos, escolas ou faculdades devem ser feitos pelo fone (51) 3029.2900 ou pelo e-mail museu@simers.org.br.
A mostra conta com materiais de todos os hospitais envolvidos, que vão desde pulmões que sofreram alterações e sequelas provocadas pela tuberculose (meados de 1940), do Sanatório Parque Belém, uma boneca usando hábito usado pelas primeiras diaconisas da Alemanha entre 1927 e 1973, do Hospital Moinhos de Vento, até um livro de visitas assinado pela Princesa Isabel, pertencente ao Hospital Psiquiátrico São Pedro. Materiais utilizados para o tratamento de tuberculose do Sanatório Partenon e a Ata de Fundação da Sociedade Portuguesa de Beneficência também integram a mostra.
Quintas no Museu
Durante os meses de março e abril acontece do ciclo “Porto Alegre e seus Hospitais”, dentro do projeto Quintas no Museu. Cada semana será dedicada a uma instituição participante da mostra “Espaços de Saúde e Memória”.
Confira as datas do Ciclo de Palestras “Porto Alegre e seus Hospitais” - Quintas no Museu:
12.03 - Adriane Raimann - Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Misericórdia
19.03 - Elizabeth Torresini - Hospital Moinhos de Vento
26.03 - Denise Soares Bastos - Hospital Sanatório Partenon
09.04 - Juliane Serres - Palestra especial: Patrimônio Cultural da Saúde de Porto Alegre
16.04 - Éverton Quevedo - MUHM / Hospital Beneficência Portuguesa
23.04 - Lúcia Souza Webster - Sanatório Belém
30.04 - Neuza Maria Barcelos e Edson Medeiros Cheuiche - Hospital Psiquiátrico São Pedro
Saraus Líricos
O próximo Sarau Lírico do Quintas no Museu, que acontece sempre na 1ª quinta-feira do mês na Sala Rita Lobato, será realizado no dia 02 de abril com a presença do tenor Carlos Rodriguez, acompanhado pelo pianista Leandro Faber. A iniciativa conta com apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical, e do mantenedor do MUHM, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.
Galeria de imagens
Inauguração

Exposição
 |