menu.jpg

10/08/2009 | Versão para Impressão

Sarau Lrico do ms traz o tenor Juremir Vieira e o pianista Leandro Faber

Sarau Lírico



Veja como foi:

Sarau Lírico de agosto no Museu de História da Medicina do RS


O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) apresenta na primeira quinta-feira de agosto (06) Sarau Lírico com o tenor Juremir Vieira e o pianista Leandro Faber, que apresentarão obras de Leoncavallo, Ernesto De Curtis, Gastaldon, Di Capua, Verdi, Puccini e Franz Lehar. Os Saraus Líricos acontecem sempre na 1ª quinta-feira do mês dentro do projeto Quintas no Museu, com eventos realizados sempre às 18 horas na sala Rita Lobato do MUHM, que fica na av. Independência, 270, Centro de Porto Alegre (Prédio Histórico do Hospital Beneficência Portuguesa). A entrada é gratuita e há estacionamentos próximos ao local.

Os saraus contam com apoio da Associação Gaúcha de Cultura Musical, e do mantenedor do MUHM, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul. Nas outras quintas-feiras acontecem ciclos de palestras com assuntos como medicina, literatura, história, saúde, turismo, ensino e cultura, entre outros temas. 


Programa do Sarau Lírico de Agosto


MATTINATA
(Ruggero Leoncavallo)

NON TI SCORDAR DI ME
(Ernesto De Curtis)

MUSICA PROIBITA
(Stanislao Gastaldon)

O SOLE MIO
(Eduardo Di Capua)

GRANADA
(Agustin Lara)

QUESTA O QUELLA (Rigoletto)
(Giuseppe Verdi)

LA DONNA E MOBILE (Rigoletto) 
(Giuseppe Verdi)

RECONDITA ARMONIA (Tosca)
(Giacomo Puccini)

DEIN IST MEIN GANZES HERZ (O País dos Sorrisos)
(Franz Lehar)

 


Juremir Vieira, Tenor

Começou no Coral da PUCRS, participou de diversos corais de câmera e também de música renascentista. Seguiu sua formação com a soprano Lori Keller, na Escola de Música da OSPA, em 1991. Fez seu debut artístico em 1989, em Porto Alegre , nos papéis de Borsa em Rigoletto e Monostatos, na Flauta Mágica, de Mozart. Em seguida protagonizou Il matrimonio secreto, de Cimarosa, em Um romance gaúcho, de Tasso Rangel, em Cosí fan tutte  e em  La Bohème. Em 1992 venceu o Concurso Jovens Solistas da OSPA e o 1º Concurso Nacional de Canto Lírico Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. A partir de 1991 passou a cantar óperas, concertos e oratórios em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis,  Belo Horizonte,  São Paulo  e  Ma-naus, dirigido pelos maestros Túlio Belardi, David Machado, A. Escobar, H. Morelembaum,  T. Tibiriçá,  Júlio Medagila, Tiago Flores, Ian Bressan,  Luiz Malheiro, Silvio Barbato,   Frederico Gerling Júnior,   Roberto Duarte,  John Neschling e Isaac Karabtchevsky. Em 1995 foi um dos vencedores do Concurso Luciano Pavarotti International Voice Competition na Philadelphia, EUA. No ano seguinte foi escolhido pessoalmente por Luciano Pavarotti para cantar os papéis de Edgardo em Lucia de Lammermoor e o de Mario Cavaradossi em Tosca dando início à carreira internacional. Fixado na Suíça, passou a desenvolver intensa atividade operística também em cidades da Irlanda, Bélgica, Itália, Áustria, Sérvia, Romênia, França e Alemanha. Seu repertório incluiu as óperas Fausto, Madama Butterfly, Simon Bocanegra. La Traviata, Carmen, Attila, O Morcego, Rigoletto, La Bohème, O Cavaleiro da Rosa,  Nabucco, Os Contos de Hoffmann, Norma, Macbeth, Tosca, Turandot,  Gianni Schicchi, Luisa Miller, Lucia de Lammermoor e A Dama de Espadas. 



Leandro Faber, Pianista

Bacharel em Música pela UFSM, onde atuou como Professor de Piano e Acompanhamento, Análise Musical,História e Literatura do Piano, e regente da Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão. Camerista e Acompanhador, apresentou-se em várias cidades no Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha, aperfeiçoando-se na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Possui mais de 1300 apresentações e participação em 9 Cd’s. Atualmente rege quatro Corais em Santa Maria. Destaca-se na especialidade Acompanhamento e Correpetição (instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão) e na área do canto lírico e como “adviser” - Prêmio Especial no IV Concurso Internacional de Canto “Bidu Sayão”.



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player