menu.jpg

21/12/2010 | Versão para Impressão

Sarau Especial de Natal e livro sobre Beneficncia Portuguesa

Lotação esgotada na Sala Rita Lobato. Foi assim a noite desta quinta-feira (16), quando o Museu de História da Medicina  promoveu o Sarau Lírico Especial de Natal do projeto Quintas no Museu e o lançamento do livro "Beneficência Portuguesa: a primeira sociedade de socorros mútuos do Rio Grande do Sul", organizado por Juliane C. Primon Serres, Éverton Quevedo e João Carlos Reichardt. A publicação foi financiada pela Caixa Econômica Federal e editada pela EdiPUCRS com prefácio do médico e escritor Moacyr Scliar, que nasceu na Beneficência Portuguesa. O evento teve a participação das sopranos Elisa Machado e Carolina Veloso, dos tenores Eduardo Guimarães e Rafael Martins, do barítono André Luiz Andrade e do pianista Leandro Faber, sob a coordenação do médico Aury Hilário, diretor-presidente da Associação Gaúcha de Cultura Musical e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, apoiadores dos saraus. Nesta edição natalina do Sarau a Saúde Criança também realizou no MUHM um bazar de Natal com produtos produzidos pelas mães das crianças atendidas pelo projeto, dentro do projeto Geração de Renda. O livro pode ser solicitado por instituies da rea cultural, educativa e da sade.

 
 
     
     



A primeira sociedade de socorros mútuos do RS


O lançamento do livro encerra as comemorações dos 140 anos do Hospital Beneficência Portuguesa, que neste ano foi homenageado com a entrega do "Corredor da Memória", exposição permanente oferecida pelo museu à instituição, e com a exposição de curta duração "140 anos, Ora Pois! A Beneficência Portuguesa conta sua história.", que segue até 30 de abril de 2011 (Visitações de terça a sexta-feira das 12h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 15h às 20h). O livro pode ser solicitado por instituies da rea cultural, educativa e da sade.

Juliane Serres e Éverton Quevedo são historiadores, respectivamente diretora e vice-diretor do Museu de História da Medicina. João Carlos Reichardt, também organizador do livro, é administrador e responsável pelo Marketing do hospital.

62221564.png


Os autores dos artigos são Adhemar Lourenço da Silva Jr., que faz apontamentos sobre o mutualismo e assistência, Larissa Patron Chaves, que trata de assitência e poder, Éverton Quevedo, que aborda o histórico da sociedade, e ainda Paulo Roberto Staudt Moreira, Cristiano Enrique de Brum, Daniel Oliveira, Lenon Diero Rocha Faleiro, que tratam do Acervo do hospital a partir do projeto de recuperação de documentos concluído por meio de convênio entre Beneficência, Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, MUHM, Arquivo Histórico do RS e Unisinos.





História Oral

A mostra em vigor traz histórias pessoais por meio de entrevistas com médicos, colaboradores e pessoas ligadas à Beneficência falando sobre a sua relação com o hospital e, consequentemente, a história de ambos, registradas em vídeo pelo historiador Éverton Quevedo. Um outro vídeo apresenta um resumo histórico da trajetória do hospital. As entrevistas também passam a integrar o banco do projeto de história oral do Museu. Textos e objetos complementam o Corredor da Memória inaugurado em junho deste ano, embora o foco, nesta exposição, sejam os depoimentos. A iniciativa oferece a possibilidade do visitante gravar seu próprio testemunho sobre o hospital, passando a fazer parte da mostra. Nascidos na Beneficência que gravarem depoimentos podem levar seu registro de nascimento como recordação.



Quintas no Museu

Nesta edição natalina do Sarau a Saúde Criança realizou no MUHM um bazar de Natal com produtos produzidos pelas mães das crianças atendidas, dentro do projeto Geração de Renda.

foto
Fundada em 2007 como Saúde Criança Reflorescer, a instituição acaba de mudar de nome e passa a integrar a franquia social Saúde Criança, cuja matriz fica no Rio de Janeiro. Em parceria com o Hospital da Criança Conceição, a Saúde Criança Porto Alegre atende, atualmente, a 53 crianças e 27 adultos em situação de vulnerabilidade social.

Com uma metodologia baseada em cinco eixos – saúde, moradia, renda, cidadania e educação – a associação promove a melhoria integral nas condições de vida das famílias atendidas.

O projeto Geração de Renda tem como proposta estimular o desenvolvimento de artesanato com foco na Economia Solidária. Técnicas de corte, costura, colagem e produção são realizadas, semanalmente, pelas mães que produzem móbiles e outros artigos de decoração. A idéia é que todas possam vendê-los para gerar renda.



















foto
Programa do Recital


Vergin tutt'amor - Francesco Durante
EDUARDO GUIMARÃES Tenor

Ave Maria - Franz Schubert
ELISA MACHADO Soprano

Ave Maria - Giulio Caccini
RAFAEL MARTINS Tenor

I know that my redeemer (O Messias) - Händel

Amazing Grace - John Newton
ANDRÉ LUIZ ANDRADE Barítono

How beautiful (O Messias) - Händel
ELISA MACHADO Soprano

Pietà, Signore! - Anônimo
EDUARDO GUIMARÃES

Ave Maria -
Charles Gounod
CAROLINA VELOSO

Ave Maria -
Pietro Mascagni
RAFAEL MARTINS

Pie Jesu (Requiem) -
A.L.Weber
CAROLINA VELOSO

O Holy Night -
Adolphe Adam
ANDRÉ LUIZ ANDRADE

Rejoice (O Messias) -
Händel
ELISA MACHADO Soprano

Leandro Faber Pianista

 

foto

Data: 16 de dezembro de 2010

Lançamento e coquetel: 18h30min, durante o Sarau Especial de Natal
Sessão de Autógrafos: 19h30min 

Local: Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhm), Sala Rita Lobato
Av. Independência, 270 – Centro – Porto Alegre  
Prédio Histórico da Beneficência Portuguesa 

Confirmações e informações: (51) 3029-2900 – eventosmuseu@simers.org.br



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player