menu.jpg

01/08/2011 | Versão para Impressão

Germano Bonow assume direo do MUHM

Nesta sexta-feira dia 29 de julho o médico e ex-deputado Germano Bonow assumiu a direção do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), mantido pelo Sindicato Médico do RS (SIMERS). A posse foi realizada em jantar solene no salão Mercosul do Hotel Sheraton em Porto Alegre durante reunião com médicos de todo o RS delegados e diretores do SIMERS. A ex-diretora Juliane C. Primon Serres foi homenageada na ocasião. A doutora em História assumiu o cargo de professora no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e deixou a direção do Museu a que se dedicou desde 2004, quando ele ainda estava em projeto. De acordo com o presidente do SIMERS, médico Paulo de Argollo Mendes, o novo diretor auxiliará no processo de articulação político-institucional de que o Museu necessita. O historiador Éverton Quevedo, atualmente vice-diretor, deverá assumir a Diretoria Técnica do MUHM. A cerimônia da posse ainda contou com uma palestra do presidente de honra da Associação Gaúcha de História da Medicina, Carlos A. M. Gottschall, sobre a evolução da Medicina através dos tempos.

Entre as autoridades presentes ao evento estiveram o vice-governador Beto Grill e a representante do Ministério da Cultura para a Região Sul Margarete Moraes, além dos vereadores Dr. Raul, Thiago Duarte e Reginaldo Pujol e do deputado estadual Pedro Westphalen, que representou a Assembleia Legislativa e a secretária adjunta da Saúde que representou o prefeito José Fortunati. Instituições médicas como CREMERS, AMRIGS, UNICRED e UNIMED também se fizeram presentes. 


Crédito das Fotos: 
João Mattos, exceto vice-governador, de Cláudio Fachel/Palácio Piratini



Veja aqui outras fotos da posse


A historiadora Juliane Serres lembrou o desafio proposto pelo presidente do SIMERS Paulo de Argollo Mendes de iniciar o que museu que hoje é visível e consolidado. Emocionada  Juliane Serres afirmou que o MUHM desejou boa sorte ao novo diretor nesta nova fase do Museu. "O MUHM já é reconhecido, e espero que o novo diretor tenha a felicidade que eu tive a frente dele", disse a diretora. Para ela, a escolha de Germano Bonow para a função foi muito oportuna. "A pessoa certa na hora certa", completou. 

O presidente do SIMERS Paulo de Argollo Mendes destacou o trabalho feito pela historiadora desde a sua criação. "Juliane é um exemplo de dedicação, competência e seriedade. Seu trabalho foi essencial para o museu ter se tornado o que vemos hoje", afirmou, destacando ainda a sua liderança.

O novo diretor do MUHM Germano Bonow agradeceu as presenças de todos e em especial a do vice-governador Beto Grill. "Gostaria de salientar o esforço do nosso vice-governador, que fez questão de estar aqui nesta noite, mesmo com a interiorização de governo em Santana do Livramento", agradeceu o diretor. Germano Bonow também falou sobre a importância do conhecimento histórico. "Conhecendo o nosso passado, construiremos um futuro bem melhor", completou. Segundo o diretor o objetivo agora é seguir o trabalho prevendo o crescimento da entidade também em espaço físico.  

Além de vice-governador Beto Grill é médico ortopedista e acompanha o trabalho do MUHM. Segundo o vice-governador o museu representa um marco na história da medicina no RS. "Termos um grupo dedicado a contar a história da medicina gaúcha é motivo de muita alegria para mim. É de suma importância que se faça o resgate do passado. Os profissionais que deram origem ao que somos são verdadeiros heróis, pois exerciam suas atividades desprovidos da tecnologia que tanto nos auxilia nos dias de hoje", disse o vice-governador.



Nos últimos dias Germano Bonow fez uma série de visitas institucionais, iniciada com o vice-governador Beto Grill, passando pelo prefeito José Fortunati, deputado federal Mendes Ribeiro Filho, além de secretários da Cultura e Saúde e também Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores AMRIGS, UNICRED, UNIMED e CREMERS. 

Entre as últimas visitas realizadas estiveram as feitas ao secretário estadual da Cultura Luiz Antônio de Assis Brasil e à representante do Ministério da Cultura na Região Sul Margarete Moraes, além do presidente do Conselho Regional de Medicina Fernando Weber Matos. Na segunda-feira o diretor também visitou o secretário de  Infraestrutura do RS Beto Albuquerque.



Secretário da Cultura Luiz Antônio de Assis Brasil (C) com o diretor Germano Bonow (E) e o chefe de Gabinete da SEDAC, Roberto Schmitt Prym (D)


Com a representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Moraes (D) 



Presidente do CREMERS Fernando Weber Matos (D) recebeu o diretor
























Secretário da Infraestrutura Beto Albuquerque e diretor Germano Bonow (D) 



Veja aqui outras visitas


Germano Bonow

Médico, formado pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre e com especialização em Saúde Pública, Germano Bonow nasceu em Porto Alegre em 05 de abril de 1942. Trabalhou como médico e professor, além de ter sido eleito Deputado Estadual por quatro mandatos consecutivos, de 1987 a 2002, e Deputado Federal de 2006 a 2010. Foi por repetidas vezes secretário da saúde e do meio-ambiente do estado e ocupou cargos no INPS e BRDE.



Museu de História da Medicina

Desde 2007, quando passou a ter uma sede, mais de 20 mil pessoas visitaram o MUHM, e 4 mil crianças atendidas em Ações Educativas, além de turmas de nível médio, técnico e superior de diversos cursos. O Museu de História da Medicina oferece ônibus para escolas públicas, um oferecido por poucas instituções. Além das 12 exposições realizadas desde então na Sede, o museu já levou a mais de 30 municípios sua exposição itinerante e passou por escolas, parques e feiras do livro com oficinas de educação patrimonial e projetos como o "Museu vai à Escola", "Museu vai ao Parque" e "Museu vai até você".

O Quintas no Museu, atividade cultural que ocorre na Sala Rita Lobato às quintas-feiras, proporciona uma agenda variada de atrações como os Saraus Líricos, o MED & CINE e diferentes ciclos de palestras. Além disso participa ativamente das atividades propostas do Conselho Internacional e Instituto Brasileiro de Museus, assim como das iniciativas regionais. Está presente e ativo nas principais redes e mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, utilizando-as como recurso de divulgação e pedagógico, além de relacionamento com público e outras instituições do Brasil e de fora também.

De acordo com o novo diretor do MUHM, a prioridade da nova gestão será consolidar os projetos iniciados, aumentar o acervo e o espaço do Museu. "Nos últimos anos um trabalho formidável foi desenvolvido. Agora cabe a nós consolidar e ampliar as atividades e potencialidades, que passam pelo aumento do espaço físico, que já ficou muito pequeno", explica Germano Bonow.

Em outubro, quando inicia suas comemorações de 5 anos, uma programação especial para a comunidade promete ficar na memória, com horário extendido e atrações para todas as idades. O Museu de História da Medicina fica na avenida Independência, 270, no Centro de Porto Alegre. Visitas podem ser agendadas pelo fone 51 3029-2900 ou e-mail educativo.museu@simers.org.br. O site oficial é www.muhm.org.br e lá é possível encontrar informações sobre agenda, exposições, atrações, redes sociais, acervo e pesquisa na área.

 



Compartilhe:


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player