menu.jpg

VASCONCELOS, Ermelinda Lopes

Filha de Joaquim Lopes de Vasconcelos e Firmiana dos Santos nasceu em 23/9/1866, em Porto Alegre. A família partiu a bordo do Vapor Arinos para o Rio em 1874, na época a menina tinha 8 anos. No Rio seu pai trabalhou como guardador de livros na Companhia de Navegação Fluvial. Residiram nas ruas: Correia Dutra, Sacandura Cabral, Gamboa, Livramento.
Freqüentou primário na Escola Pública, formou-se na Escola Normal de Niterói em 1881. Decidiu cursar Medicina, contrariando seu pai. Matriculou-se em 25 de abril de 1884 na Faculdade de Medicina do Rio, tendo se preparado na Escola Pedro II. Concluiu sua tese em 1/9/1888, entregando-a em 29/9/1888: “Formas Clínicas de Meningite nas crianças – Diagnóstico Diferencial”. Depois de formada clinicava no Rio de Janeiro. A banca de sua defesa fora presidida pelo Imperador D. Pedro II. Em 1889 casou-se com o colega Alberto Xavier de Sá. Trabalhou cerca de 50 anos, realizou mais de 10 mil partos, entre suas pacientes encontravam-se senhoras distintas da época, como as senhoras Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa. Quando soube do incêndio da Biblioteca da FMBA ofereceu sua Biblioteca à Faculdade.
Em 1900 fez viagem de estudos a Europa, aperfeiçoando-se na França, na Inglaterra, onde fez estágio no Saint-James e, na Alemanha fez cursos no Hospital Charite.
Faleceu em 1952.


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player