NUNES VIEIRA, Galdino

Natural de São Gabriel (RS), 22 de março de 1986 - 31 de outubro de 1983, Porto Alegre (RS). Filho de João Afonso Nunes Vieira e de Arlinda Nunes Vieira. Passou os primeiros anos de infância na zona rural de Pontas do Salso. Sua mãe foi sua primeira professora. Frequentou o ensino fundamental, em São Gabriel. Aos oito anos, contraiu um quadro grave de tracoma e doença ocular que o impediu de voltar à escola até os 15 anos. Cursou os primeiros anos do ginásio do Gonzaga, em Pelotas (RS), entre 1911 e 1913. Em 1914, a família mudou-se para Porto Alegre, onde ele concluiu o ensino médio e fez aulas em uma escola particular da cidade para o vestibular. Foi diplomado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1920. Especializou-se em Vias Urinárias. Foi interno, por concurso da 14° classe da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Médico da Comissão Rockefeller. Foi professor do curso de aperfeiçoamento dos professores municipais de Montenegro; médico Chefe do Centro de Saúde do 1° distrito de Porto Alegre; médico auxiliar da Diretoria de Higiene de Porto Alegre; Assistente da cadeira de Higiene da Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, -Professor Catedrático de Química Orgânica e Biológica da Escola de Agronomia e Veterinária. Foi interinamente professor da Universidade Técnica de Porto Alegre e professor catedrático da Escola Médica Cirúrgica também de Porto Alegre. Em 1950, tornou-se o primeiro diretor clínico do Hospital Adventista Silvestre do estado do Rio de Janeiro, cargo que ocupou por um ano e meio. Simultaneamente, trabalhou como médico na Academia Adventista de Petrópolis em 1950 e 1951. Em 1952 foi convidado a se tornar diretor da Clínica Good Hope, onde exerceu pelo resto de sua carreira, aposentando-se em 1959. Residiu também em São Paulo. Em 1922 casou-se com Ondina Miranda Vieira e dessa união nasceram sete filhos: Ivonne, Neide, Ruth, Júlia, Carlos, Alceu e Hebe Vieira.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.545.

https://encyclopedia.adventist.org/article?id=BGR8

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política