Conheça o Museu
O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul é uma instituição voltada para a preservação da memória Médica e da história da saúde do Estado. Suas ações centram-se na conservação e organização dos acervos ligados à esta area, bem como de sua comunicação através das exposições.
Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul
No dia 05 de fevereiro de 2007, reuniu-se a Assembléia Geral convocada com a finalidade de criar uma entidade que teria como objetivo prestar apoio ao Museu de História de Medicina do Rio Grande do Sul, promovendo o aprimoramento e o desenvolvimento de suas atividades.
Foi criada então a Associação dos Amigos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, a AAMUHMRS, caracterizada por ser uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos.
Seus principais objetivos são assessorar o MUHM através da aquisição de acervos, auxílio nos programas técnicos, apoio e promoção de cursos, conferências e seminários, entre outros.
A entidade congrega em seus quadros não só médicos, mas todos os entusiastas pela história da medicina no Rio Grande do Sul. Profissionais e estudantes das mais distintas áreas estão aptos a somar-se ao projeto que visa fortalecer as atividades desenvolvidas pela Instituição.
Presidente de Honra
Dra. Leonor Schwartsmann
Vice-Presidente
Dr. Marcos Rovinski
Secretária
Dra. Isabel Constância
Conselho fiscal
Dra. Bernadete Boff
Dr. Jorge Abib Cury
Dr. Vinicius de Souza
Conselho fiscal Suplente
Leandro Melo
Dione Souza
Raquel Gravana
EQUIPE MUHM
A equipe do museu é multidisciplinar, composta por profissionais técnicos graduados, pós-graduados e mestres nas seguintes áreas: História, Museologia, Pedagogia, Ciências Jurídicas, Medicina, Gestão Empresarial e Gestão de Saúde.
Missão
Promover o interesse pela história da medicina e da saúde, como uma ferramenta de compreensão e ação sobre a realidade, por meio da preservação, investigação e divulgação do patrimônio cultural médico através de exposições, ações educativas e publicações que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.
SIMERS
Fundado em 20 de maio de 1931, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) surgiu como uma reação a um conceito vigente nas primeiras décadas do século XX que se chamava "liberdade profissional", uma concessão da lei da época que permitia a prática da Medicina por pessoas que não tinham estudo acadêmico e nem mesmo uma formação técnica adequada.
O combate à "liberdade profissional" pressionou os poderes públicos e os médicos conseguiram, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, a aprovação da lei da regulamentação do exercício da Medicina (Decreto 20.931 de 11 de janeiro de 1932).
Nestas nove décadas de trabalho e dedicação à causa médica, o Simers empreendeu inúmeras lutas, entre elas ser a mantenedora do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul.