OLIVEIRA, Antonio Joaquim

Natural de Santana do Livramento (RS), 19 de Setembro de 1906. Iniciou e concluiu os estudos primários e secundários em escolas em sua cidade natal e também em Porto Alegre. Formado pela Universidade do Rio de Janeiro, especializando-se em Tisiologia. Frequentou o curso de aperfeiçoamento no Serviço Fisiológico no Hospital São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro. Foi membro da 15° Reunião da Sociedade Médico-Quirúrgica del Centro de la República (Uruguai) e 19° Congresso Médico da Fronteira, de que foi presidente. E entre os publicados destacamos: “Sobre o problema da tuberculose em Livramento" e "Considerações em torno de alguns casos de tramite" (colaboração com o Dr. Hugolino Andrade). Atuou ainda como Médico interno do Sanatório Bela Vista de Correas, assistente do Serviço de Tisiologia do Hospital São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro. Dirigiu o Serviço de Tisiologia do Posto de Higiene de Santana do Livramento, cidade na qual exerceu as atividades profissionais. Casou-se com Joana Barbosa de Oliveira.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.545.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política