PAPALÉO, Celso Cezar

Natural de Porto Alegre (RS), 7 de fevereiro de 1914. Filho de Domingo Papaleo e de Joana Isaurina de Castro Papaleo. Concluiu os estudos básicos em 21 de dezembro de 1931, no Ginásio Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 18 de dezembro de 1937. Em 1938 foi recomendado pelo Professor Dr. Celestino de Moura Prunes ao cargo de Assistente da Cadeira de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Dedicou-se à Clínica Médica. Em 1949 passou a integrar o Manicômio Judiciário do Rio Grande do Sul, como perito relator. Publicou: “O homicídio na esquizofrenia”, tese de concurso para a docência livre de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, defendida e aprovada em 1940 e “Psicopatas e neuróticos em face do direito penal: contribuição ao estudo médico-legal dos anormais não alienados”, defendida e aprovada por volta de 1950 também em concurso de docência livre de Medicina Legal, na Faculdade de Direito da Universidade de Porto Alegre. Em 1952 foi aprovado em concurso de livre docência de Medicina Legal na Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, com a tese “Psicodinamismo do furto da delinquência do menor”, apresentada ainda no Seminário Latino-Americano de Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente, de organização da ONU. Foi nomeado para o cargo de Diretor do Hospital Psiquiátrico São Pedro em 1955 e de Diretor do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Ao final da década de 1960 passou a atuar como professor de Medicina Legal da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.548-49.

VAZ, Erick. A Psiquiatria Gaúcha e o Direito Penal em duas teses de Medicina Legal (1940-1950). Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Bacharelado em História, Porto Alegre, BR-RS, 2017.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política