BARCELLOS Ferreira, Ary

Natural de Porto Alegre (RS), 22 de maio de 1917. Filho de Julieta Barcellos Ferreira. Fez os estudos primários e secundários no Ginásio Anchieta em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da de Porto Alegre, em dez. de 1929, tendo defendido a tese sobre “A broncografia nas afecções do aparelho respiratório'. Estudo clínico propedêutico, com uma nova técnica”. Dedicou-se à clínica geral. Ex-assistente do Hospital São José, e foi interno de clínica médica-propedêutica, desempenhou as funções de assistente da cadeira de clínica médica propedêutica. Exerceu clínica em Porto Alegre (RS). Publicou: “A broncografia nas afecções do aparelho respiratório - Estudo clínico propedêutico com uma nova técnica. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1939”; “Insuficiência renal aguda. In: Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, Vol.19, 1959”; “Hipoparatireoidismo pós-operatório. In: Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, Vol.20, nº2, 1960”; “As anemias e sua conceituação clínica. In: Anais da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, Vol. 24, 1964”.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 484.

https://seer.ufrgs.br/anaisfamed/search/authors/view?firstName=Ary&middleName=Barcellos&lastName=Ferreira&affiliation=&country=

https://books.google.com.br/books?id=OtdCDwAAQBAJ&pg=PT74&lpg=PT74&dq=Ary+Ferreira+Barcellos&source=bl&ots=fsajd_SeUB&sig=ACfU3U0h8Qb434nKa30VeT__ODIolx_QJg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiD9cHbh6juAhXbJrkGHRu7ASw4ChDoATAPegQIChAC#v=onepage&q=Ary%20Ferreira%20Barcellos&f=false

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política