PEREIRA, Hamilton Santos

Natural de Porto Alegre (RS), 13 de Abril de 1914. Fez os estudos secundários nos Ginásios Municipais Santanense de Santana do Livramento (RS), Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé (RS) e São Luiz Gonzaga, em Bagé (RS) e no Colégio Militar de Porto Alegre (RS). Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1938. Desempenhou as funções de Assistente da 1° cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Foi assistente da 14° cadeira de Clínica Cirúrgica na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Foi médico da 18° Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do Departamento Estadual de Saúde do RS. Exerceu a profissão em Porto Alegre. Foi nomeado em 1940, assistente da 1º cadeira de clínica cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre. Em 1945 defendeu a tese “Contribuição ao estudo do metabolismo da água em clínica cirúrgica" de concurso de docência livre de clínica cirúrgica, na Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre. Especializou-se em Cirurgia Geral e Ginecologia Frequentou o curso de Tisiologia do Departamento Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em 1940, sob a orientação do Dr. Edmundo Nascimento, e o de aperfeiçoamento em Diabete do Professor Cesar Santos. Casou-se com Odete Azevedo Pereira, de cujo matrimônio teve os filhos Maria Helena e Carlos Hamilton.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.550.

http://www.muhm.org.br/biografiasdigitalizadas/05103d6ba26208a36c2d95a034b9340d/ati_453.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política