PETRARCA, Torquato Arleo

Natural de Lavras do Sul (RS), fez seus estudos primários e secundários em Bagé (RS) e em Lausanne, na Suíça. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Lausanne. Sua tese de doutoramento foi o tema: “Glandula Tireóide Normal e Patológica”. Especializou-se em Clínica Médica, Maternidade e Serviço Radiológico, com Vidy Plage, de Lausanne. Participou do Congresso de Bócio, em Berna, Suíça, e do Congresso de Higiene do Instituto Pasteur, Congresso de Cirurgia de 1927 e do Congresso de Actinologia, todos em Paris. Publicou os trabalhos intitulados “Helioterapia na Tuberculose”, “’ Hemoclasia”, “’ Cultura Física e Esporte Através dos Tempos”, “Direito da criança à saúde”, “Pão e Leite na Alimentação” e “Tuberculose e Escola”. Foi sócio titular da Sociedade de Medicina Pública da França; ex-assistente dos Serviços de Clínica Médica, Maternidade e Radiologia de Lausanne; e ex-assistente da direção da obra Vidy Plage, da mesma cidade. Exerceu as atividades profissionais em São Gabriel (RS). Há uma rua em sua homenagem na cidade onde atuou.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 551.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política