PINHEIRO Machado, Salvador

Natural de São Luiz Gonzaga (RS), nasceu em 30 de setembro de 1904. Fez em Porto Alegre seus estudos primários e os secundários no Colégio Cecília Corseuil du Pasquier, curso particular do Professor Emílio Meyer e Júlio de Castilhos. Iniciou o curso acadêmico no Rio de Janeiro, mas formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1930, defendendo a tese: “Das periduodenites do ângulo-jejunal”. Especializou-se em Cirurgia, Ginecologia e Clínica Médica. Fez viagens de estudos ao Rio de Janeiro, frequentando o curso de Técnica Cirúrgica, no Necrotério da Praia de Santa Luzia, no Hospital São Sebastião de Cajú e na Santa Casa de Caridade com o Professor Brandão Filho; de Obstetrícia na Maternidade das Laranjeiras e frequentou a Policlínica Geral e o Hospital Geffrée-Guinle. Fez estágio no serviço de Ginecologia do Professor Jorge de Gouvêa, Hospital São Francisco de Assis do Rio de Janeiro. Foi Interno do Professor Annes Dias e da 1ª cadeira de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Foi eleito Presidente da Sociedade de Medicina de Alegrete (RS). Participou do Congresso Médico da Fronteira, em Santana do Livramento (RS), como membro titular. Exerceu a profissão na cidade de Alegrete. Foi casado com Eli Pinheiro Machado, de cujo matrimônio teve os filhos Dóra e Mariano. Na sua cidade natal há uma rua em sua homenagem.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 552.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/72-decada-de-1930

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política