PINHEIRO, Jorge Braga

Natural de Porto Alegre (RS), 24 de março de 1899 - 15 de outubro de 1988, em Porto Alegre (RS).. Filho de Ariovaldo de Miranda Pinheiro e Umbelina Braga Pinheiro. Fez os cursos primário e secundário no Ginásio Nossa Senhora das Dores e Anchieta, em Porto Alegre (RS). Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1923, com a tese: “Vantagens da pielotomia na litíase renal”. Especializou-se em Cirurgia, Vias Urinárias e Obstetrícia. Foi interno das 5ª e 14ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). Ex-diretor da 14ª Enfermaria e do Serviço externo de Radiologia. Foi capitão-médico do Exército e cirurgião do Hospital Militar Divisionário de Porto Alegre. Foi diretor da Saúde Pública municipal de Porto Alegre, diretor geral da Secretaria de Estado dos Negócios da Saúde do Rio Grande do Sul e diretor-geral dos Servidores de Biometria do Estado do Rio Grande do Sul. Atuou como Senador (1950-1951) e vereador (1956-1959). Casou com Rita Barbedo Pinheiro, de cujo matrimônio tem os filhos Antônio, Maria e Helena.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 489.

https://www25.senado.leg.br/web/senadores/senador/-/perfil/1872

Relatos do Vereador João Dib, Sala de Sessões, 24 de maio de 1990, Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Arquivos do Hospital Militar de Porto Alegre.

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política