PIRES Neto, Affonso Simões

Natural de São Sepé (RS), 10 de junho de 1920 - 2 de junho de 1978, em Porto Alegre. Realizou os estudos colegiais em São Sepé (RS) e em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1947. Especializou-se em Cirurgia e Clínica Geral. Começou a exercer a profissão em Porto Alegre (RS), posteriormente transferiu-se para Augusto Pestana (RS), logo depois foi para Sarandi (RS) e atuou como vereador pelo Partido Trabalhista Nacional, trabalhando também em Ronda Alta (RS). Em meados dos anos 50 retornou para São Sepé (RS), e juntamente com seu tio Inocêncio Simões Pires, fundou o Hospital da cidade. Transferiu-se para Passo Fundo (RS) em 1955 para trabalhar no Samdu (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência), em consultório particular e nos hospitais. Atuou na coordenação da fusão entre os institutos de previdência que deram origem ao Instituto Nacional de Previdência Social. Em Passo Fundo (RS) dedicou-se à Estomatologia e à Cardiologia Clínica. Também foi vereador em 1959, pelo Partido Trabalhista Nacional. Foi um dos médicos idealizadores da Faculdade de Medicina de Passo Fundo. Transferiu-se para Marau (RS) para exercer medicina, permanecendo pouco tempo e indo para Porto Alegre (RS). Recebeu da Câmara de Vereadores de Passo Fundo o Diploma de Serviço Público relevante, em 1967. Foi membro da Associação Médica do RS. É Patrono da cadeira 1 da Academia Passo-Fundense de Medicina.

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 88-89.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política