PITTA Pinheiro, Carlos

Formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1921. Exerceu a profissão em Porto Alegre (RS). Dedicou-se à medicina social, atuando em obras filantrópicas, como o Asilo Padre Cacique, e ainda destacando-se como professor não só em Institutos da Escola de Engenharia, mas também junto ao Curso de Aperfeiçoamento da Escola Normal, lecionando Psicologia Experimental aplicada à educação. Atuou como chefe dos serviços médicos prestados na Escola de Engenharia. A partir de 1919, na condição de Médico Assistente, seu filho, o Dr. Carlos Pitta Pinheiro acompanhou as atividades do Departamento de Saúde da Escola de Engenharia de Porto Alegre (RS), que se destinava a assistência médica gratuita aos alunos e funcionários da Escola, de inspeção de saúde e de tudo que se referisse à Higiene nos seus Institutos e Estabelecimentos, bem como na implementação de ações de cunho profilático, que se constituíam na fiscalização sistemática quanto à higiene, dos prédios, indivíduos e alimentação. Em 1921, participou da reelaboração e estruturação do serviço de inspeção médica, introduzindo um Serviço Regular de Higiene Escolar, extensivo às alunas da seção feminina do Parobé. O serviço contou com a atuação de Enfermeiras Visitadoras, que visitavam as às famílias de alunos e funcionários com o fim de reforçar a ação benéfica do médico na escola. Tendo exercido função pública na administração estadual por mais de 35 anos, foi diretor do Gabinete Médico Legal da Chefatura de Polícia, grande defensor das teses higienistas do período, o que podia ser percebido através de cursos, preleções e publicações diversas, onde tratava dos assuntos voltados à questão da higiene.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p. 553.

STEPHANOU. Maria, Uma forma de formação: médicos na escola profissional. IN. VERITAS I • Porto Alegre v.42 Junho 1997 p. 291-306.

https://www.ufrgs.br/famed/index.php/informacoes-academico-medicina/formados/71-1904-a-1930

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política