RUTTKAY, Ladislau

Nasceu em 1901 e faleceu em 1991. Formado pela Real Universidade Húngara Elizabetana em 1924. Especializou-se em cirurgia geral e ginecologia em Paris, sendo convidado para ocupar o cargo de Assistente Estrangeiro. Foi Assistente da cadeira de Ginecologia e Obstetrícia em Budapeste. Emigrou para o Brasil em 1930, onde trabalhou em Santa Cruz do Sul, Taquara, Santo Ângelo e Porto Alegre, todos municípios do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre atendeu em seu consultório, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 453. Trabalhou no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas e no Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência da Providência Social, ocupando vários cargos diretivos e instalando Postos de Saúde no interior do Rio Grande do Sul, bem como pelo norte e nordeste do Brasil. Fundou o Hospital São Manoel em Porto Alegre (RS) e foi seu diretor por 10 anos. Foi homenageado pela AMRIGS pelos seus 50 anos de vida profissional em 1975 e pela Faculdade de Budapeste, pelos 60 anos de formatura.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943. p.559.

PREGER, Claus Michael. Médicos alemães, húngaros e austríacos no Rio Grande do Sul. In: QUEVEDO, Éverton; POMATTI, Angela Beatriz. Museu de História da Medicina - MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e o hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016, p.129.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política