SANTOS, Bernardino Costa

Natural do Rio de Janeiro (RJ), 9 de Maio de 1915. Filho de Antonio da Costa Santos e de Angelina Januzzi da Costa Santos. Realizou estudos no Instituto Superior de Preparatórios. Diplomou-se em Medicina pela Universidade do Brasil (RJ), em 1939. Frequentou o curso da Escola de Saúde do Exército, passando no concurso para Médicos do Exército, em 1940. Desempenhou as funções de interno (por concurso) da Assistência Pública do RJ. Foi interno do Serviço de Cirurgia do Dr. Brandão Filho. Foi auxiliar acadêmico da Assistência Pública do RJ. Chegou a Passo Fundo em 1949 para prestar serviço no 3° Batalhão do 8° Regimento de Infantaria, que alguns anos depois passou a denominar 1º/20º Regimento de Cavalaria do Exército, como capitão médico da formação sanitária, mas, igualmente, atendia em seu consultório particular, juntamente com a esposa que era médica, e nos hospitais. Especializou-se em Alta Cirurgia, Ginecologia e Vias Urinárias. Foi um dos fundadores do Clube Náutico Capingui em Passo Fundo, em 1950. Em 1960 deixou Passo Fundo (RS), transferindo-se para o Rio de Janeiro, no Posto Médico do Ministério da Guerra, quando promovido a tenente coronel. Passou a reserva em 22 de outubro de 1966, na patente de general de brigada. Também tinha curso de piloto aviador civil e de piloto aviador internacional. Foi presidente do Aeroclube de Passo Fundo (RS). Foi condecorado com a medalha militar de bronze Marechal Hermes. É Patrono da Cadeira 9 da Academia Passo-Fundense de Medicina. Casou-se com Ilda Widmann da Costa Santos (médica)

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.498.

https://capingui.com.br/sobre-nos/

LECH, Oslandré; DONADUSSI, Ruy; TARASCONI, Juarez (Org.). Academia Passo-Fundense de Medicina. Passo Fundo: Méritos, 2008, p. 104-105.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política