SANTOS, Evaldo Machado

Natural em Jaguarão (RS), 29 de maio de 1916 - 5 de dezembro de 1999, no Rio de Janeiro. Fez o curso primário no Rio de Janeiro, e os estudos secundários no Ginásio São Joaquim em Lorena (SP) e Academia de Comércio de Juiz de Fora (MG). Iniciou o curso acadêmico em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e se diplomou na Faculdade de Medicina da Universidade de Porto Alegre, em 17 de dezembro de 1941. Especializou-se em Oftalmologia, exercendo funções de assistente do Serviço de Olhos da 2° da enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, cidade onde exerceu a profissão. Fundou o Serviço de Oftalmologia do Hospital Central da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Também se especializou em estrabismo e cirurgia plástica ocular, foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Cirurgia Plástica Ocular, cuja meta era congregar os oftalmologistas interessados na especialidade, divulgar os conhecimentos e desenvolver a Plástica Ocular no país, e um de seus primeiros presidentes. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia entre 1960 e 1961. Em 1965, junto com Joviano Rezende fundou os Oculistas Associados, onde exerceu clínica particular durante 30 anos. Casou-se com Virginia Cunha Machado dos Santos e tiveram uma filha: Icléia.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.561-562

https://www.suzanamatayoshi.com.br/historia-da-cirurgia-plastica-ocular-no-brasil/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política