SCALCO, Leone

Foi diplomado pela Escola Médico Cirúrgica de Porto Alegre, em 1925. Havia ainda se formado na primeira turma de enfermeiros e padioleiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, curso realizado em anexo ao Hospital da Brigada, no dia 1 de fevereiro de 1917. Capitão Médico da Brigada Militar, exerceu a profissão em Porto Alegre (RS). Foi membro do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e faleceu em Porto Alegre, na década de 1940. Casou-se com Matilde Pirilo Scalco, com quem teve os filhos Paulo, Tereza, Maria e Cláudio.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943,p.563 ANNES, Paulo Sérgio. A psiquiatria no Rio Grande do Sul nas décadas de 40/50: relato pessoal. Rev. psiquiatra.Rio Gd. Sul vol.29 no.2 Porto Alegre May/Aug. 2007.

SIMÕES, Moacir Almeida. Brigada Militar: Trajetória Histórica e Evolução na Constituição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Administração e Recursos Humanos. Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Catálogo Secretaria da Justiça : processos administrativos de pensões [e-book] / Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul; organizado por Letícia Wickert Fernandes e Viviane Portella de Portella – Porto Alegre : APERS, 2019.

SCHWARTSMANN, Leonor Baptista. Médicos italianos no Sul do Brasil (1892-1938). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política