SILVA FILHO, Francisco

Natural de Pacatuba (CE), em 2 de Outubro de 1897. Fez os estudos primários no Colégio de Pacatuba, e cursou o Liceu do Ceará, por onde se bacharelou. Ingressou depois no curso de Farmácia da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará por onde se diplomou, não sendo oficial aquela faculdade, fez novamente esse curso na Faculdade de Medicina da Bahia pela qual se doutorou em medicina. Especializou-se em oftalmo-Otorrino-laringologia. Foi interno e assistente da Clínica Oftalmológica do Professor Cezario de Andrade, da Faculdade de Medicina da Bahia. Produziu diversos trabalhos, fruto de observações sobre a sua especialidade que foram enfeixados em uma obra. Participou do 2°, 3° e 4° Congressos Brasileiros de Oftalmologia, do 2° Congresso Nacional de Tuberculose. Foi chefe do Posto de Higiene de Arroio do Meio (RS), e Médico-Chefe do Posto de Higiene de Encantado (RS). Exerceu as atividades profissionais ainda na localidade de Roca Sales, que no período pertencia ao município de Estrela (RS). Casou-se com Maria Alice Bastos e Silva.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.566

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política