SILVA, Raul Moreira da

Natural de Porto Alegre (RS), 21 de maio de 1891 – 22 de setembro de 1969, em Porto Alegre (RS). Filho de João Moreira da Silva e Maria Rita da Fonseca Moreira. Estudou no Ginásio Anchieta, em Porto Alegre (RS), onde concluiu o curso preparatório em 1910. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1916. Especializou-se em Pediatria em Porto Alegre. Foi Professor interino de Clínica Propedêutica da Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1923. Atuou como Livre-Docente e, a partir de 1930, foi Catedrático de Clínica Pediátrica e Higiene Infantil da Faculdade de Medicina de Porto Alegre e representante do Brasil no 2º Congresso Internacional de Pediatria, em Estocolmo, 1930. Também foi Diretor da Assistência Médica Infantil da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Exerceu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, 1941-1944. Membro da Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro; da Soc. de Pediatria do RS; da Soc. Rio-Grandense de Educação de Porto Alegre; e da Aliança Francesa de Porto Alegre, que presidiu. Portador das Palmas Acadêmicas conferidas pelo Governo Francês. É patrono da cadeira 58 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. É patrono da cadeira 7 da Academia Brasileira de Pediatria. Publicou: “Despertar intelectual da criança e futuros neuropatas”, Congresso Médico Brasileiro, 9, Anais, P. Alegre, v.3, 1926. “Em defesa da criança”, ibid, v.3, 1926. Condicionamento da Eugenia na Espécie Humana, conferência, volume coletivo, P. Alegre, 1935. “O ensino da pediatria no Rio Grande do Sul”. In: FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.66-75; “Noções de anatomia e fisiologia: crescimento, desenvolvimento, tipos constitucionais, nutrição e suas leis”, Compêndio de Pediatria e Puericultura, de J.M. da Rocha, Rio de Janeiro, v.1, 1950. “Primórdios da pediatria”, Correio do Povo, Caderno de Sábado, P. Alegre, 22 fev. 1969. Assistência Médico-Social na Suécia, conferência no Rotary Clube do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1931. No Centenário de Areimor, conferência proferida na Acad. Sul-Rio-Grandense de Letras, P. Alegre, 8 out. 1956. Inédito: Uma Vida pela Criança, memórias (o respectivo prefácio foi publicado no Correio do Povo, P. Alegre, 17 dez. 1957. Irmão de Álvaro Moreira, pai de Raul Moreira Filho.

https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/raul-moreira-da-silva/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política