SILVA, Sólon Gonçalves da

Natural de Santa Maria (RS), 18 de outubro de 1916. Fez o curso primário no Ginásio Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre (RS), e o secundário no Ginásio Pelotense, em Pelotas (RS). Diplomou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, no ano de 1939, tendo, durante o curso, conquistado os prêmios “D. Amélia Berchon dês Essarts”, “Prêmio de Física Médica”, “Prêmio Raul Leite”, “Prêmio Silva Araujo Roussel”. Foi interno da 2ª cadeira de Clínica Médica no Serviço do Professor Sarmento Leite; interno da Seção de Microbiologia do Instituto Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina de Porto Alegre; técnico do Laboratório do Serviço Anti-venéreo das Fronteiras; assistente do Dr. Fernando Peña. Em 1939, realizou viagens de estudos e observações a São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, visitando diversas organizações hospitalares. Exerceu a profissão no município de Ijuí (RS), desempenhando as funções de médico chefe do Posto de Higiene do Departamento Estadual de Saúde e de diretor do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Caridade. Foi vereador pelo Partido Social Democrático, exercendo o cargo de prefeito de Ijuí (RS) de 1967-1969. Em 1969 o médico assumiu o posto de superintendente da Secretaria dos Serviços Médicos do Estado. Entre seus trabalhos publicados figuram: “A punção ganglionar na linfogranulomatose maligna”; “O mielograma nas anemias”; “Micro-reação para soro-diagnóstico da lues”. Casou-se com Georgelina Tricot da Silva.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.516.

https://www.ijui.rs.gov.br/prefeitura/detalhe-prefeito/59/

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política