SIMCH, Carlos Alfredo

Natural de Vila Teresa, município de Santa Cruz do Sul (RS), 22 de novembro de 1880 – Porto Alegre (RS), 30 de julho de 1967. Filho de Francisco José Simch e Ema Wild Simch. Realizou seus estudos primários em São Gabriel (RS) e secundário em Porto Alegre(RS), no Colégio Ivo Corseuil e no Instituto Ginasial Júlio de Castilhos. Farmacêutico pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre e Médico pela Faculdade de Medicina da Bahia, 1904. Médico em São Jerônimo (RS) e em Porto Alegre (RS). Foi Prefeito de São Jerônimo por 9 anos. Membro do Conselho Administrativo do Estado do RS, até 1945. Médico da Cruz Vermelha em Porto Alegre e Senador pelo RS. Presidente da Caixa Econômica Federal no RS, 1948. Historiador. Membro da Sociedade de Medicina de Porto Alegre. Irmão de Francisco Rodolfo Simch e pai de Altair Vieira Simch. Como político, pertenceu ao Partido Libertador. Entre as obras publicadas estão: Craniectomia, tese de doutoramento, BA, 1904. Monografia do Município de São Jerônimo, P. Alegre, 1943. História do Carvão Nacional, id, 1945. A Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul em seu Jubileu de Diamante, história econômico-social, P. Alegre, Globo, 1950. A Economia: Aforramento, compêndio de M. François Laurent, traduziu da versão espanhola de Paulo J. Zena, P. Alegre, ed. da Caixa Econômica Federal do RS, 1950. Moléstia profissional dos mineiros de carvão de São Jerônimo. Manual da Economia Familiar ou Doméstica, traduziu do espanhol, 1956. Águas-Banhos (Férias-Veraneios-Praias-Termas), Porto Alegre, 1956. São Jerônimo (Vida do Santíssimo Santo da Igreja Católica), compilação, id, 1958. Monografia Comemorativa do 1o Centenário da Emancipação do Município de São Jerônimo, id, 1961 (obra totalmente diversa da de 1943).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.-568

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/simch-alfredo

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política