SIMÕES, Francisco de Paula

Natural de Pelotas (RS), 29 de maio de 1875 - 1959. Filho de Francisco de Sales Lopes e Teresa Augusta de Rezende. Realizou os estudos primários em Pelotas (RS) e secundário em São Paulo. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1899, defendendo a tese “Formas Clínicas de Tuberculose Pulmonar”. Fez curso de aperfeiçoamento com o Prof. Longevin, Paris, 1901. Frequentou o curso do Prof. Longevin, da Clínica do Prof. Hayem, no Hospital Saint Antoine, de Paris. Foi médico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (RS). Atuou como Cirurgião-Chefe da Beneficência Portuguesa de Pelotas. Foi chefe de Clínica do Serviço de Cirurgia do Prof. Nabuco de Gouveia, no Hospital de Gamboa, no Rio de Janeiro. Exerceu sua profissão em Pelotas (RS). Participou do Congresso das Municipalidades RS, realizado em Rio Grande (RS), apresentando o trabalho “Profilaxia da Febre Tifóide: Imunização pela vacina Anti-Tífica”. Participou também do 9º Congresso Médico Brasileiro, em Porto Alegre (RS), apresentando o trabalho “Liberdade Profissional”. Publicou: “Formas Clínicas de Tuberculose Pulmonar”, tese de doutoramento, Rio de Janeiro, 1899; “Profilaxia da Febre Tifóide”; “Liberdade profissional”, memorial ao 9º Congresso Médico Brasileiro, Pelotas (RS), Tip. do Diário Popular, 1926 (este trabalho não chegou a ser apresentado até o seu final, diante de uma assembleia conturbada e na vigência da Constituição Castilhista); “Mortalidade infantil em Pelotas (RS); “Profilaxia da Difeteria pela Anatoxina”; “Profilaxia da Tuberculose pela B.C.G”, tendo sido o iniciador em Pelotas desse método. Possui os títulos de grande benfeitor da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e do Asilo de Mendigos. Há uma escola no município de Pelotas (RS) que leva seu nome, "E.E.E.F. Dr. Francisco Simões”, e uma rua “Dr. Francisco Simões”. Casou-se com Carmem Trápaga Zorilla Simões e tiveram os filhos: Aldina Trápaga Simões e Alcindo Simões.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.568

http://simoeslopes.blogspot.com/2009/07/f1-n6-francisco-de-sales-lopes_17.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política