SIRÂNGELO, Pedro Alvaro José

Natural de Porto Alegre (RS), em 28 de Maio de 1913 - 4 de setembro de 1968, em Porto Alegre (RS). Filho de Salvador Sirângelo e Assunta Sirângelo. Fez os estudos primários e secundários no Ginásio Anchieta, em sua cidade natal. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1937. Dedicou-se à Clínica Geral, especializando-se em Urologia. Frequentou o curso de Tisiologia do Departamento Estadual sob a direção do Dr. Edmundo Nascimento, em 1941. Participou do 2º Congresso Nacional de Tuberculose realizado em Porto Alegre, 1941. Publicou os trabalhos "Intoxicação pela ricina", tese com que concorreu à Livre-docência de Farmacologia; "A Ricina" em 1940. Livre-docente de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, desempenhou as funções de interno do Ambulatório de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, sob a direção do Professor Homero Fleck. Atuou como Assistente da cadeira de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, da qual também foi livre-docente, titulado para a mesma cadeira. Foi Presidente do Rotary Clube Porto Alegre - Norte, e foi também Vice-presidente do Sport Club Internacional de Porto Alegre, participando do conselho Deliberativo (1956-1960). Em 1967 foi Presidente da Federação Rio-Grandense de Futebol. Em sua homenagem em Porto Alegre (RS) há uma escola com seu nome e uma rua no bairro Vila João Pessoa. Casou-se com Ivone Sperb Sirângelo, teve desse matrimônio a filha Cristina.

 

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 265-267.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política