SOARES Pinto, Vitorino

Natural de Santana do Livramento (RS), 16 de Fevereiro de 1902. Fez seus estudos primários no Colégio King Solving, em sua cidade natal, e os preparatórios no Ginásio Anchieta, de Porto Alegre(RS), concluindo o curso em 1918. Doutorou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, defendendo a tese: "Da Concepção arquitetonica da caixa craneana". Especializou-se em Cirurgia e Ginecologia, frequentando diversos hospitais das Universidades de Paris e Berlim, em Paris, realizou cursos de Ginecologia, no "Hospital Broca", sob a direção do Professor Jean Louis Faure; de Cirurgia Geral na "Salpetrière", sob a direção do Professor Gosset, no "Vaugirard", curso de Cirurgia Geral e Vias Biliares, serviço do Professor Pierre Duval; no "Lariboisière" curso de Urologia sob a direção do Prof. Marion; no "San Michele" sob a direção de Victor Pauché. Aperfeiçoou-se em Cirurgia Geral, frequentando ainda os serviços do Prof. Hartmann no “Hotel Dieu", do Prof Bensaúde, no "Saint Antoine" e os serviços de Obstetrícia do "Hospital Baudelocque", sob a direção do Professor Donai. Em Berlim, na Alemanha, frequentou cursos de Cirurgia Geral em Lichtenfeld-Ost, sob a direção do Professor Sauerbruch, e no Hospital Santa Edwiges, sob a direção dos Professores Bier e Niessen, Cirurgia do Tórax no "Charité". Mais tarde, nos Estados Unidos, no Post Graduation da Universidade de Columbia e no Hospital Presbiteriana (Nova Iorque). Participou dos Congressos de Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1935, e das Jornadas Médicas de Montevidéo em 1941. Concorreu ao 1° Congresso Médico da Fronteira, realizado em Santana do Livramento, com a Tese "Cura cirurgica das fimoses e parafimoses". Foi interno dos Professores. Álvaro Ramos e Brandão Filho, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, da 3° Cadeira de Clínica Cirúrgica da Universidade do Rio de Janeiro e assistente estrangeiro do Professor Jean Louis Faure. Desempenhou funções de diretor da Assistência Pública Municipal, Diretor do Hospital de Caridade e chefe de Cirurgia do mesmo, na cidade de Santana do Livramento (RS). Nesta cidade há uma rua com seu nome. Teve um filho chamado Vitorino Soares Pinto Filho.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.569

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política