STORCK, Lothar

Diplomou-se em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre. Exerceu a profissão em Cachoeira do Sul (RS). Primeiro médico a atender a então Vila de Boqueirão do Leão, em 1933. Construiu uma casa com três andares: o primeiro de alvenaria onde funcionava a farmácia; o segundo de madeira, onde ficava o consultório e sala cirúrgica; e o terceiro também de madeira era a residência da família. Neste mesmo período foi construída, em frente ao casarão, uma casa de madeira que servia como quartos (com leitos) para as pessoas ficarem, após serem operadas ou medicadas. O Casarão e a outra casa de madeira, serviram de Hospital até princípios da década de 1940. Atualmente o prédio foi locado pela Prefeitura Municipal e passou a abrigar o Museu e Biblioteca Municipal de Boqueirão do Leão (RS). Foi vereador em Santa Cruz do Sul (RS), em 1947 pelo PSD. Há uma rua no município de Sinimbu (RS) que leva o seu nome “Dr. Lothar Storck”.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.572.

http://turpromo.hml.rs.gov.br/atrativo/6095/casarao#sobre

https://issuu.com/desenvolverweb/docs/revista_dos_vales_6___edicao_2013-0

http://elenoogliari.blogspot.com/2013/11/primeiras-instituicoes-de-boqueirao-do.html

https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/433/1/AndriusNoronha.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política