TOTTA, Raul Ribeiro

Natural de Porto Alegre (RS), 1 de março de 1895 – Porto Alegre (RS), agosto de 1965. Filho de Augusto Rodrigues Totta e Emília Ribeiro Totta e irmão do também médico Mario Totta. Estudou na Escola Brasileira, em sua cidade natal, e formou-se pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1917. Atuou como médico da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, aposentado em 1948; do Departamento Estadual de Saúde do RS, localizado em Porto Alegre; e do Hospital Sanatório Partenon, também localizado na cidade de Porto Alegre. Além de médico era poeta, membro da Academia Rio-Grandense de Letras, 2a fase, e, a partir de 1944, da Academia Sul-Rio-Grandense de Letras. Entre as obras publicadas destacamos: O Processo de Mugnal na Cura Operatória da Hérnia Inguinal, tese doutoramento, P. Alegre, 1917.

Folhas ao Vento, versos, id, 1954; Fôlhas Ao Vento. Editora: Globo, 1954.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p 574

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política