VASCONCELOS, Ermelinda Lopes

Natural de Porto Alegre (RS), 23 de setembro de 1866 - 9 de março de 1952, em Niterói (RJ). Filha de Joaquim Lopes de Vasconcelos e Firmiana dos Santos. Em 1874, a família partiu a bordo do Vapor Arinos para o Rio de Janeiro. Seu pai trabalhou como guarda-livros na Companhia de Navegação Fluvial. Frequentou primário na Escola Pública, e formou-se na Escola Normal de Niterói em 1881. Decidiu cursar medicina, contrariando seu pai, se preparando na Escola Pedro II. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1888, defendendo a tese “Formas Clínicas de Meningite nas crianças – Diagnóstico Diferencial”. A banca de sua defesa foi presidida pelo Imperador D. Pedro II. Clinicou no Rio de Janeiro. Em 1900 realizou viagem de estudos a Europa, aperfeiçoando-se na França, na Inglaterra, fazendo estágio no Saint-James e, na Alemanha fez cursos no Hospital Charite. Retornou ao Brasil e fixou residência em Niterói (RJ). Participou da fundação da Associação Médico-Cirúrgica do Rio de Janeiro, em 1921, onde defendeu teses de grande repercussão e questionamentos múltiplos. Uma delas, tendo como tema “Histeria no Homem”, provocou uma ruidosa polêmica nos meios médicos, que acabou extravasando para a imprensa. Foi uma das pioneiras do movimento feminista tendo fundado, em 1922, com Berta Luz, a Liga Fluminense para o Progresso Feminino. Se dedicou à Obstetrícia durante 50 anos, e teve uma grande clínica nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Realizou mais de 10 mil partos, entre suas pacientes encontravam-se senhoras distintas da época, como as senhoras Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa. Quando soube do incêndio da Biblioteca da FMBA ofereceu sua Biblioteca à Faculdade. Na década de 50, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito, da Standard Oil Company of Brazil, através do programa radiofônico levado ao ar pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Em 1889 casou-se com Alberto Xavier de Sá (seu colega médico) e passou a ser Ermelinda Vasconcelos de Sá.

 

COLLING, Ana Maria. As primeiras médicas brasileiras: mulheres à frente de seu tempo. In: Fronteiras, Dourados (MS), v. 13, n. 24, p. 169-183, jul./dez. 2011.

KAASTRUP, Diva Machado Pereira. A Mulher na Medicina. Porto Alegre: Martins Livreiro-Editor, 1983.

SOARES, Emmanuel de Macedo. Figuras & Fatos da Medicina em Niterói. São Gonçalo- Niterói: Banco Real-Unimed, 1994.

LAITANO, Genaro; LAITANO, Nicolau; Ruas de Porto Alegre: MÉDICOS HOMENAGEADOS com seus nomes. Porto Alegre: EST Edições, 2017. p. 126-128.

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política