VERÍSSIMO, Clarindo

Natural de Cruz Alta (RS), 5 de outubro de 1892 - Porto Alegre (RS),14 de março de 1963. Fez os estudos primários e secundários no Ginásio Santa Maria, na cidade de mesmo nome, onde se bacharelou em ciências e letras, tendo sido o orador oficial de sua turma por ocasião da respectiva formatura. Em 1912, matriculou-se na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, transferindo-se para a Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro dois anos depois, onde concluiu o curso acadêmico. Defendeu a tese que versou sobre “Consequências imediatas e tardias da operação cesareana”. Especializou-se em Enfermidades da Nutrição e Diabetes, tendo efetuado diversas viagens de estudos para frequentar os hospitais de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires. Nesta última cidade permaneceu durante dois anos, no Instituto de Nutricion que o Professor Escudero dirigia. Participou de vários Congresso de Medicina e Cirurgia no país e no estrangeiro. Publicou, além da tese de formatura, trabalhos sobre Obstetrícia nos Anais da Maternidade das Laranjeiras do Rio de Janeiro. Desempenhou as funções de Chefe do Serviço de Saúde da Coluna Serrana - 6ª Brigada Provisória de Cavalaria, em 1930; de assistente do Professor Escudero, em Buenos Aires. Por vários anos exerceu as atividades profissionais em Tupanciretã (RS), onde fez parte do corpo médico do Hospital Brasilina Terra, como cirurgião. Casou-se com Adriana Veríssimo, de cujo matrimônio teve dois filhos: Carlos Alberto e Hebe Maria.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 577.

http://www.geocities.ws/alceuannes/Guilherme.Annes.Verissimo.html

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política