VIANA, Raimundo Gonçalves

Natural de Porto Alegre (RS), 20 de fevereiro de 1882 – 23 de junho de 1969, Porto Alegre (RS). Filho de Nuno Gonçalves Viana e Maria das Dores Gonçalves Viana. Estudou na Escola Brasileira e no Ginásio São Pedro, de Frederico Fitzgerald, em Porto Alegre (RS). Diplomou-se em Farmácia pela Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, em 1899. Iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, transferindo-se para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e se diplomou em 1907, com a tese “Semiologia da Disartria”. Foi Professor de Anatomia Patológica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, a partir de 1908, aposentando-se como catedrático. Em 191, em comissão do governo do RS, visitou São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires, para organizar o Instituto Pasteur de Porto Alegre (RS), do qual atuou como Diretor do Instituto Pasteur, em Porto Alegre, 1910-1922. Exerceu o cargo de Delegado do RS na Liga Brasileira de Higiene Mental. Especializou-se em Neurologia. Também foi Biógrafo, crítico, cronista e comentarista. Membro da Sociedade de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal, Rio de Janeiro, e da Sociedade Rio-Grandense de Medicina de Porto Alegre. Publicou: Clínica Neurológica (Lições), Porto Alegre: Barcelos e Bertaso, 1925; Lições de Medicina Social, Porto Alegre: Barcelos e Bertaso, 1928; Compêndio de Anatomia e Fisiologia Patológicas: Parte Geral, Porto Alegre: Globo, 1934, v. 1; História da Civilização, 1ª. série, Porto Alegre: Globo, 1941; Olinto de Oliveira, biografia, Porto Alegre: Globo, 1945. Também publicou artigos sobre vários temas no Jornal Correio do Povo, de Porto Alegre. Casou-se com Hercília Olinto Vianna, com quem teve os filhos: Gladys, Paulo Olinto (médico).

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p.517.

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política