VIEIRA, Luís Felippe Magalhães

Natural de Bagé (RS) 20 de julho de 1911. Filho de João Delfino Gonçalves Vieira e Herotildes Pimentel Magalhães. Fez os estudos primários e secundários em sua cidade natal. Diplomou-se em 12 de dezembro de 1936, pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Especializou-se em Cirurgia. Empreendeu viagem de estudo e aperfeiçoamento a Argentina, havendo estagiado em córdoba, sob a direção do Professor Gumercindo Sayago, em 1940 (Cirurgia da Tuberculose). Fez em Porto Alegre (RS) cursos de aperfeiçoamento em neurocirurgia, em clínica cirúrgica, em técnica cirúrgica e urologia. Publicou os seguintes trabalhos: “Propedêutica cirúrgica das vias biliares” e “Os capilares na doença de Weil”. Participou do Congresso Médico da Fronteira, em 1941, em Santana do Livramento (RS). Exerceu as atividades profissionais em Porto Alegre, onde ocupou o cargo de assistente da cadeira de Clínica Propedêutica Cirúrgica da Faculdade de Medicina, e de cirurgião do Hospital Sanatório Belém, em Porto Alegre.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 578.

https://mitoblogos.blogspot.com/2009/08/genealogia-438-familia-goncalves-vieira.html?m=1

http://memoria.bn.br/pdf/030015/per030015_1940_00255.pdf

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política