WALLAU, Frederico Augusto Carlos

Natural do Brooklyn, Estado Nova York (EUA), 28 de julho de 1860 - 1918, em Porto Alegre (RS). Filho de Hugo Hermann August de Wallau e Katharine Wehrfritz. Na sua certidão de batismo, consta seu nome como Frederick Augustus Charles de Wallau, nome ratificado com o advento da República, ao ser naturalizado brasileiro. Seus antecessores eram originários da Alemanha, partiram para a América do Norte. Com a morte de seu pai, em 1863, sua mãe decidiu imigrar para o Brasil, chegando em 2 de fevereiro de 1884 a Porto Alegre (RS). Iniciou os estudos primários aos sete anos, orientado pelo tio, Clemente Wallau, estudou, também, alemão e na música. Aprendeu a costurar devido a influência das irmãs e mãe. Em 1874, passou a fazer parte como interno do colégio jesuíta, Nossa Senhora da Conceição. Em 1876, já visando ao acesso à medicina, matriculou-se no Colégio Gomes, depois substituído pelo Souza Lobo, em Porto Alegre. Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1885, com a tese: “Medicação Anestésica”. Aperfeiçoou-se na Europa: em Berlim, Bergmann, Schroeder - ginecologia e obstetrícia; Em Viena, Billroth - cirurgia; em Braum - ginecologia e obstetrícia; Em Londre, Listter - cirurgia; e Thompson - vias urinárias. Em Paris, Pian, Tillaux, Lucas Chamillionaire e A. Ricard. Também buscou aperfeiçoamentos em bacteriologia e laringoscopia, além de medicina interna. Retornou para Porto Alegre e, a partir de 1887, exerceu clínica e cirurgia. Em 1890, designado pela bancada rio-grandense, foi a Berlim estudar a descoberta do prof. Koch, a cura da tuberculose pela tuberculina. Foi professor de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, da qual participou duas vezes de sua administração, como Diretor, de 1912 a 1914, e como Vice-Diretor, de 1915 a 1916, na gestão do professor Sarmento Leite. Atuou na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ocupando o cargo de diretor da 4ª Secção de Cirurgia, trabalhou por vinte e sete anos. Atuou, também, na luta pelo exercício da profissão médica no Rio Grande do Sul, numa época em que se questionava a liberdade profissional. Foi o responsável pelo plano de construção do prédio da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em terreno doado pelo Governador do Estado. Casou-se com Maria Luiza Pfeiffer Wallau, com quem teve Huberto Wallau (médico).

 

HASSEN, Maria  Lizete Gomes Mendes. Fogos de Bengala nos céus de Porto Alegre: A Faculdade de Medicina faz 100 anos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998.

https://gw.geneanet.org/valdenei?lang=en&pz=valdenei+correa&nz=silveira&p=frederick+augustus+charles&n=wallau acesso em 26 de julho de 2021.

http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/carlos-wallau/ acesso em 26 de julho de 2021.

CUNHA, Carlos Otoniel Pacheco. “Moço, intelligente e médico de competência notável”: antecedentes da trajetória política e republicana de Carlos Barbosa Gonçalves (segunda metade do século XIX). Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, 2018, p.48.

 

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política