WEDERHAKE, Carlos José

Natural de Brakel-Hoexter, Prússia, na Alemanha, 23 de julho de 1876. Filho de Augusto Wederhake e de Maria Nusse Wederhake. Adquiriu cidadania brasileira. Fez seus estudos primários e secundários nos ginásios de Brakel e Bochum. Formado pela Universidade de Bonn-Reno, defendendo a tese: “Sobre o Dormiol”. Inscreveu-se nas provas de revalidação de seu diploma na Universidade de Porto Alegre (RS), perante cuja congregação defendeu as teses: “Contribuição ao estudo da linfogranulomatose inguinal subaguda e benigna e "Contribuição ao estudo da fisiologia patológica da glândula tireóide”, tendo ainda apresentado a tese:” Sobre febres ondulantes” para defesa oportuna. Especializou-se em Cirurgia, Ginecologia, Urologia e no tratamento de tumores malignos e do câncer, pelo processo anti-ultra virusterapia, Nüsse-Wederhake. Foi assistente cirúrgico, ginecológico e urológico dos Professores Oscar Witzel, Bier, Janssen, Bardenheuer, Fritsch, Theodor Kocher, Kroening, Cuyon, das Universidades de Paris, Viena, Berlim e Berna. Membro do Congresso Cirúrgico e Ginecológico de Berlim, em 1908 e do 2º Congresso Brasileiro de Tuberculose, em 1941. Entre as diversas obras que publicou, destacam-se: “Novos Métodos de desinfecção das mãos e pele no campo cirúrgico” (M. M. W. Munique, 1916), “A Máscara de Anestesia” (M. M. W. 1918), “Seda impermeável” (C. F. Ch. 1904), “Desinfecção das mãos” (arch. F. Chirg. 1917) e “Narcose por 24 horas” (C. F. G. 1914). Casou-se com Ketty Menzel Nüsse Wederhake, tendo deste matrimônio os filhos Carlos e Gerda.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 579-80.

https://www.jusbrasil.com.br/diarios/2240966/pg-4-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-14-08-1934

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política