WOHLGEMUTH, Hugo

Natural da Alemanha em 19 de janeiro de 1901 - Montenegro (RS), 1970. Filho de Adão Wohlgemuth, médico suíço, e de Ida Lachnit Wohlgemuth, de nacionalidade russa. Foi diplomado pela Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre, em 1931. Lecionou Patologia na mesma Escola. Cursou ginecologista por dois anos na Alemanha. Clinicou em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (como médico da Brigada Militar), Maratá, Brochier e Montenegro. Especializou-se em Cirurgia e Obstetrícia. Exerceu durante 2 anos o cargo de Tenente Médico da Brigada Militar no 1º Batalhão de Caçadores. Exerceu a profissão em Montenegro (RS), onde atuou como Médico da Assistência Social. Em 27 de janeiro de 1968 ocorreu o maior acidente ferroviário do estado do Rio Grande do Sul, na estação ferroviária de Fanfa, situada na localidade de Porto Batista, no município de Triunfo, RS, resultando em 68 mortos e 60 feridos. O hospital mais próximo era o de Montenegro e grande parte das vítimas foram levadas para lá, onde foram atendidas no Hospital Montenegro. O único existente na cidade àquela época e foram atendidos pelo médico. Foi vereador montenegrino e foi homenageado pelo governo municipal com o seu nome sendo usado para denominar uma rua próxima à estação rodoviária da cidade: a rua Doutor Hugo Wohlgemuth. Casou com Erna Kerber e tiveram dois filhos: Ido Paulo e Noeli.

FRANCO, Álvaro; RAMOS, Sinhorinha Maria. Panteão Médico Riograndense: síntese cultural e histórica. São Paulo: Ramos e Franco Editores, 1943, p. 580.

http://historiasvalecai.blogspot.com/2014/03/3830-doutor-hugo-wohlgemuth-e-o.html

https://bibliotecapublicademontenegro.blogspot.com/2018/01/personagem-da-rua-doutor-hugo-wohlgemuth.html?m=1

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política